A Cooperativa de Campinas passou por completa reformulação do espaço físico e de seu processo de gestão entre 2012 e 2013, em função de sua participação no Programa PorAmérica, da RedEAmérica. Sempre com o apoio direto do Instituto Arcor Brasil, novos avanços foram registrados em 2014 e, com isso, a Cooperativa "Antônio da Costa Santos" tornou-se uma referência em gestão e qualidade. "Às vezes nem acredito o quanto nós crescemos", sintetizou Aparecida de Fátima Assis, atual presidente da Cooperativa "Antônio da Costa Santos", criada em 2001, com o apoio do ex-prefeito de Campinas. Ela destacou o orgulho em participar de toda a trajetória da cooperativa. "A reciclagem cria empregos e ajuda o meio ambiente", disse Dona Cida, como é conhecida.
Atenta a toda discussão, Neuza Maria de Jesus resumiu a trajetória da Ascab, de Barroso. "Começamos com minha família e já temos 13 associados", contou. O encontro de hoje também contou com a participação do secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Jairson Canário, da diretora-executiva do Instituto Arcor Brasil, Célia Aguiar, e da coordenadora do PorAmérica no Brasil, Wanda Maria Rosa Silva.
O encontro de hoje em Campinas faz parte das ações de intercâmbio entre as organizações comunitárias apoiadas pelo PorAmérica. O Programa PorAmérica – Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza foi uma iniciativa promovida e cofinanciada pela RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. Organizações filiadas à RedEAmérica no Brasil apoiaram projetos de redução da pobreza, como o da Cooperativa "Antônio da Costa Santos", financiado pelo Instituto Arcor Brasil. A Ascab, de Barroso, tem o apoio do Instituto Holcim, também representado no evento em Campinas.
A Cooperativa "Antônio da Costa Santos" implantou uma política de qualidade, mudou seu layout e capacitou triadoras para atuar de forma apropriada diante do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos de Campinas, no âmbito das possibilidades abertas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. As melhorias foram obtidas em função do projeto "Construindo sonhos através dos recicláveis", desenvolvido pela Cooperativa e que recebe, desde 2012, apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil, como parte do Programa PorAmérica, da RedEAmérica. A Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso recebe, por sua vez, apoio do Instituto Holcim. "Vamos crescer ainda mais com a esteira", comentou Dona Cida, presidente da cooperativa campineira. Ela se refere à doação de uma esteira, pela Arcor do Brasil, como parte da política de responsabilidade social corporati va da empresa.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.