A iniciativa lançada em 1999, com ativa participação da União Cristã Feminina e Escola Estadual 31 de Março, consolidou-se como uma das principais ações comunitárias em Campinas, tendo sido o alimento de uma das mais consistentes redes de integração e ação social na cidade. A região dos Amarais, que envolve os Jardins Santa Mônica, São Marcos, Campineiro e outros bairros próximo s, sempre conviveu com o estigma, mas hoje é referência em mobilização e protagonismo da comunidade.
O momento culminante do ano da Rede é a realização do Abraço Educativo e Social da Região dos Amarais, que no último dia 20 de outubro teve a sua 15ª edição, com o tema do "resgate da infância perdida".
Marionetes, telefone sem fio, pipa e pião na barraca das brincadeiras, coral da Terceira Idade cantando e encantando, feiticeiras, princesas e fadas incendiaram a imaginação das crianças e do povo em geral que participou do evento, nas ruas laterais da sede da União Cristã Feminina.
Entre 2006 e 2010, a Rede Abraço foi a protagonista do Projeto Além das Letras, um dos projetos apoiados no período pelo Fundo Juntos pela Educação, como par te do primeiro ciclo do Programa pela Educação em Tempo Integral. A formação de educadores e o incentivo à leitura foram pontos-chave do projeto, que resultou na estruturação de bibliotecas e espaços de leitura em todos os parceiros. São estes parceiros do Além das Letras, somadas a outras organizações, que continuam integrando a Rede Abraço, dedicada sobretudo à proteção dos direitos da infância e juventude na Região dos Amarais. Para isso, atua na perspectiva do Eixo de Controle, do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, tendo como co-fundador o fundo Vitae. O Vitae encerrou suas atividades em 2005, mas destinou importante aporte no início do Fundo Juntos pela Educação.
O Programa pela Edu cação em Tempo Integral foi a primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, com o propósito de apoiar, com recursos financeiros e assessoria técnica e gerencial, projetos visando a formação de redes comunitárias, em territórios específicos, de alta vulnerabilidade social. Estas redes, compostas por escolas públicas, associações e centros comunitários, centros e postos de saúde, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros parceiros, proporcionaram educação em tempo integral para crianças e adolescentes dos territórios contemplados.
Na primeira edição, entre 2006 e 2010, foram apoiados projetos no município de Campinas, no interior de São Paulo, e em três municípios do estado da Paraíba: a capital, João Pessoa, e mais Lucena e Santa Rita. Participaram do primeiro ciclo mais de 100 organizações parceiras dos 10 projetos apoiados.
Na segunda edição, entre 2011 e 2013, a iniciativa passou a ser denominada como Programa pela Educação Integral, com a ênfase na promoção do desenvolvimento integral do ser humano, em todas as suas dimensões, a partir de uma educação de qualidade e inclusiva, promovida pelas redes comunitárias locais, voltadas para o desenvolvimento de base.
No Ceará, foram apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.
O Encontro de Formação e Acompanhamento que acontecerá em Fortaleza, nos dias 26 e 27 de novembro, será o último grande evento dessa trajetória de oito anos do Programa pela Educação Integral. Durante o Encontro será lançada, pelas próprias organizações componentes do segundo ciclo do Programa, a Rede Nordeste pela Educação Integral.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.
O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.