O projeto tem como proponente o Clube de Mães do Alto do Refúgio, onde foi realizada grande parte das ações nos dois primeiros anos. Uma das atividades ligadas ao projeto é o Baú de Leituras, que trabalha o estimulo à leitura, ajudando na melhoria do desempenho em português – o IDEB é muito baixo na região.
Mas também existem outras ações em educação não-formal, como oficinas de futebol, que passaram a ser oferecidas em 2013 em um campo de terra do Fluminense, nas proximidades do Clube de Mães. Os espaços ficaram pequenos para atender ao aumento da demanda. O Clube de Mães passou a oferecer aulas itinerantes, de futebol e dança, em bairros como Alto Brasileira, Alto Rosário e Jardim Primavera.
Também como parte da educação integral, as organizações parceiras passaram a fomentar as ações cidadãs, principalmente dos adolescentes e jovens. Nesse sentido foi decisiva a contribuição das oficinas de teatro oferecidas pelo Construindo Saberes e Direitos. "Trabalhar com o teatro permite trabalhar com vários aspectos, pois inclui várias linguagens, a música, a dança, a iluminação, o texto, e também valores, como ação em equipe e planejamento", observa Ivan Tavares, coordenador do projeto e responsável pelas oficinas de artes cênicas.
Bullying, trabalho infantil, sexualidade e DST/AIDS foram alguns dos temas discutidos nas oficinas, sendo transformados em peças teatrais construídas coletivamente. As outras parceiras do projeto são organizações comunitárias – Associação Cabo Hermito de Sá e Associação Cultural e Social para a Juventude – e escolas públicas, como Escola Municipal Alto do Refúgio "Ivan Neves" e Escola de Referência Ensino Médio EREM "Álvaro Lins", além das parceiras indiretas Escola Estadual Rotary de Nova Descoberta, EE "Irmã Magna" e Escola Municipal Alto da Brasileira.
O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.
No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.
O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.
RP1 Comunicações – Instituto C&A
Denise Moraes – denisemoraes@rp1.com.br
Jordana Maggio – jordanamaggio@rp1.com.br
Renata Senlle – renatasenlle@rp1.com.br
Fernanda Amorim – fernandaamorim@rp1.com.br
Tel.: (11) 5501-4655 – www.rp1.com.br
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto Arcor possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.