O Projeto Ecomuseu de Maranguape, que tem a Fundação TERRA como proponente, visa a educação integral de crianças e adolescentes da EM "José de Moura", mas também de todo o distrito de Cachoeira, por meio do envolvimento completo da comunidade em ações de valorização do patrimônio ambiental, artístico, histórico e arquitetônico de Cachoeira.
Para atingir estes objetivos, várias iniciativas foram tomadas, em conjunto com os demais parceiros do projeto, o Centro Comunitário e o Comitê Agrícola de Cachoeira. Tecnologias sociais e alternativas são uma das linhas de atuação do Ecomuseu de Maranguape. Os parceiros passaram a integrar a rede de tecnologias sociais existente no município, com ações muito apreciadas pelos jovens, como o forno solar.
Oficinas de informática e de música no Ecomuseu e a biblioteca itinerante que passou a visitar todas as moradias do distrito rural de Cachoeira são algumas das múltiplas atividades propiciadas pelo projeto.
A Escola Municipal "José de Moura" passou por grande transformação desde o início do Projeto Ecomuseu de Maranguape. Passou a contar com lousa digital e outros recursos de última geração, mas principalmente passou a desenvolver uma nova metodologia de ensino e aprendizado, com resultados expressivos na performance dos alunos.
A adoção da política de imersão levou ao aprofundamento do estudo de uma determinada disciplina, de um assunto específico. A imersão é dividida em módulos: 20 dias seguidos de português, associados a 10 de história e 10 de geografia, e 20 dias seguidos de matemática, associados a 10 de ciências, 5 de artes e 5 de ensino religioso.
O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.
No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.
O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura; Desenvolvimento Institucional e Comunitário; e Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.
RP1 Comunicações – Instituto C&A
Denise Moraes – denisemoraes@rp1.com.br
Jordana Maggio – jordanamaggio@rp1.com.br
Renata Senlle – renatasenlle@rp1.com.br
Fernanda Amorim – fernandaamorim@rp1.com.br
Tel.: (11) 5501-4655 – www.rp1.com.br
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto Arcor possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.