Os encontros de formação terão o objetivo de sensibilizar, conscientizar e instrumentalizar as equipes das escolas participantes do Programa Escola em Movimento, para a importância do brincar e suas adequações nas diferentes idades, a diversidade de formas lúdicas e o seu potencial para o desenvolvimento integral. Participarão professores, funcionários, gestores das escolas e representantes das Associações de Pais e Mestres, das treze escolas. As oficinas serão coordenadas Adriana Friedmann, consultora do Programa Escola em Movimento, especialista em educação através do lúdico e por Eduardo Kopp, especializado em jogos cooperativos.
As escolas dos municípios de Capivari, Rafard, Mombuca e Monte Mor participarão de oficinas no Salão Mamma Mia, em Capivari: EMEF Professor Luis Grellet (Projeto "Recreio dirigido: assim é mais divertido") e EMEF Prof. Sérgio Stanislau do Amaral ("É brincando que se aprende"), no dia 9 de outubro; EMEIEF Prof. José Benedito P. Antunes ("RecBrinque – Assim é mais divertido!") no dia 10; EMEIEF Dra. Jurema Aparecida de Sousa Martins ("Brincando e se educando") e EMEIEF Profa. Teresinha Aparecida Franchi ("O Brincar, resgatando valores"), no dia 23; EICAP Teresinha de Jesus Macluf ("Brincando e encantando") e EM Prof. Fauze Calil Canfur ("Teatro & Educação"), no dia 30 de outubro.
Um segundo grupo de escolas, de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho, terá oficinas em Piracicaba, no Antonio´s Palace Hotel: EMEF Profa. Claudete Aparecida G. Nicolai (Projeto "Criança feliz!") e CIEMS Nossa Sra. Aparecida ("Redescobrindo o mundo do brincar"), no dia 31 de outubro; EM Prof. Santo Granúzzio ("A arte de brincar e aprender") e EE Avelina Palma Losso ("Pira, Picula e Trisca"), a 6 de novembro; e EE Pedro de Mello ("Viagem ao mundo cênico") e EE Jardim Costa Rica (Projeto "Espírito Lúdico: Currículo Vivo"), a 7 de novembro.
O Programa Escola em Movimento consiste no apoio a projetos elaborados por escolas públicas, que viabilizem atividades voltadas para a criação e/ou fortalecimento de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção do brincar e dos hábitos de vida ativa nas crianças.O apoio aos projetos se estenderá até o final de 2014.
Os projetos participantes do Programa Escola em Movimento estão recebendo apoio financeiro e técnico do Instituto Arcor Brasil. Os recursos financeiros serão utilizados na aquisição de materiais pedagógicos, compra de materiais de construção e infraestrutura mínima para o desenvolvimento das ações, capacitação e formação de pais, educadores e cuidadores, elaboração de materiais de difusão ou deslocamento para espaços e lugares de recreação ou de experiências lúdicas.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto Arcor possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.