São estas as duas comunidades que integram o Projeto "Maré Alta" e que montaram oficinas de biquínis e de estamparia como fruto do plano de negócios construído em conjunto. O ponto de venda na vila de Picinguaba, onde estão sendo comercializados os biquínis, fica próximo à praia. O grande destaque é que as lycras dos biquínis são exclusivas, estampadas com paisagens da região.
Em Cambury, o ponto de venda foi instalado na Associação de Moradores e funciona às quintas, sextas, sábados, domingos e feriados. Lá são vendidos chinelos, camisetas e sacolas que também estão sendo estampados com paisagens das comunidades, com forte influência da cultura caiçara.
O objetivo do Fundo Comunidade em Rede é fortalecer as organizações de base e facilitar a elaboração de projetos territoriais coletivos. O Fundo deriva de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica: Instituto Arcor Brasil, Instituto Holcim, Fundação Otacílio Coser, Fundação Aperam Acesita, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Correa.
No total, são 11 projetos apoiados pelo Fundo, em quatro estados. Além de apoiar projetos em Ubatuba e Bragança Paulista, o Instituto Arcor Brasil é o gestor financeiro do Fundo.
O Projeto "Maré Alta" tem como proponente a APM da Escola Municipal "Iberê Ananias Pimentel" e como parceiros a Associação dos Moradores do Bairro Picinguaba, Associação de Moradores e Amigos do Cambury, Fundação Pró-Tamar, Instituto Bacuri, Prefeitura de Ubatuba – Escola Municipal "Maria do Carmo Soares" e Secretaria Municipal da Educação.
Além da linha de geração de renda, materializada com a montagem da oficina de confecção de biquínis na vila de Picinguaba e da oficina de estamparia, em Cambury, e que já contam com ponto de venda local, o Projeto "Maré Alta" tem realizado, de forma compartilhada entre os parceiros da rede, atividades como exibição de filmes, contação de histórias e oficinas de futebol e, claro, surf, esporte praticado cotidianamente no extenso litoral de Ubatuba, de 73 praias e costões rochosos.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.