São Paulo, 26 de junho de 2007 – O Pueri Domus Escolas Associadas realiza o seminário Documentação Pedagógica, nos próximos dias 14 e 15 de setembro, a partir das 8h, no Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera, em São Paulo. Destinado a diretores, coordenadores e professores de educação, fotógrafos e cineastas que se interessam por documentação, o objetivo do evento é mostrar o quanto o processo de registrar situações do cotidiano escolar, por meio de imagens em fotos ou vídeos, pode ser gratificante e importante para a instituição.
A principal característica da documentação é oferecer elementos novos em relação ao que as crianças dizem, fazem ou pensam. Muitas vezes, as imagens são acompanhadas por registros escritos os quais complementam a situação fotografada. A documentação gera investigação, pois apresenta situações inesperadas aos educadores e às famílias. Essa imprevisibilidade do resultado faz do educador um pesquisador reflexivo e amplia seu repertório de trabalho com as crianças.
Ao documentar, o educador reúne materiais que serão estudados nas sessões de formação da escola e nas reuniões de pais. Utilizada nas escolas de educação infantil de Reggio Emilia, a documentação pedagógica é uma ferramenta potente para dar visibilidade ao trabalho do professor e da escola em geral, além de colocar aos educadores novos desafios sobre como as crianças pensam.
A potência se dá pelo fato da documentação apresentar flagrantes das crianças, os quais declaram o modo como elas são, independentemente dos comportamentos esperados de acordo com as faixas etárias.
O Seminário tratará do tema sob o ponto de vista teórico – fundamentação e princípios da documentação – e apresentará experiências realizadas em escolas brasileiras e da Argentina.
Destaques da programação
Aprendizagem do adulto professor
Saber como o adulto aprende tem mobilizado a investigação de processos psicossociais, que se constituem corolários de um processo de formação identitária. Esta envolve saberes e experiências singulares e coletivos, atravessados por uma intencionalidade e direção características do modo como o adulto aprende. A aprendizagem de adultos tem especificidades que podem constituir-se contribuição importante para a formação de professores.
Palestrante: Vera Maria Nigro de Souza Placco – Doutora e Mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP (Educação: Psicologia da Educação) e Pós-Doutorada na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França. Pedagoga pela USP, com especialização em Orientação Educacional. Professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – SP.
Documentação Pedagógica: caminhos percorridos, reflexões e conquistas
Estudar e realizar documentação pedagógica implica rever princípios da escola e, conseqüentemente, o Projeto Pedagógico. Esta revisão torna-se necessária, pois, ao documentar, trataremos da concepção de criança, adulto educador, escola e formação, concepções estas declaradas no Projeto Pedagógico. Documentar é uma ação que abrange conteúdo e processo pedagógico e encoraja os educadores a uma prática reflexiva e democrática. Revela como as crianças pensam e falam e fornecem elementos novos, até inusitados, sobre como as crianças aprendem. A palestra tratará a documentação sob os pontos de vista teórico e prático a apresentará caminhos percorridos pelo Colegio Aletheia/Buenos Aires, que, como membro da Red Solare, estuda os princípios da pedagogia das escolas de educação infantil de Reggio Emilia.
Palestrante: Maria Victoria Alfieri Professora de Educação Infantil, de Ciências da Educação e de Educação Superior. Diretora Geral do Colegio Aletheia, Argentina, e Diretora fundadora do Colegio del Sol, Assunção, Paraguai. É membro fundador da Red Solare – Associação Latinoamericana para a difusão da proposta educativa de Reggio Emilia. Atualmente organiza e capacita docentes e diretores sobre a proposta filosófico-pedagógica de Reggio Emilia no Uruguai, Brasil, México e Argentina.
Estudos de caso
1. Retalhos de tecidos como provocadores de situações de aprendizagem
A documentação apresenta o inusitado sobre a subversão das crianças de 3 anos em relação à proposta da professora. Demonstrando surpreendentes níveis de habilidades simbólicas, criatividade e potencial cognitivo, as crianças ofereceram aos educadores novas indagações e refl exões sobre o que pensam, o quanto participam e como se relacionam em duplas e grupos quando propõem uma atividade.
Escola Viverde – Bragança / SP
Professora: Gabriela La Salvia Pereira Mar telli
Coordenadora: Rosane Acedo Vieira
Turma: Maternal (3 anos)
2. Investigando como as crianças aprendem e comparam números”
A documentação se insere na área do conhecimento da matemática. Ao longo desse trabalho tivemos o objetivo de investigar o que as crianças pensam sobre a notação de números, a seqüência numérica, e alguns aspectos ligados ao Sistema de Numeração Decimal. A partir disso, avançamos rumo ao desenvolvimento do raciocínio aditivo, a partir de situações de resolução de problemas diversos, ora comuns ao dia-a-dia das crianças, ora especificamente ligados ao pensamento matemático.
Escola Pueri Domus – Unidade Itaim – São Paulo / SP
Professora: Andréa Bello Grell de Moraes
Orientadora responsável: Adriana Camejo da Silva
Turma: Infantil II (5 anos)
3. Cotidiano escolar: espaço que oportuniza diferenças
O interesse e a curiosidade das crianças umas pelas outras foi o ponto de partida deste trabalho. Questionadores em potencial indagam: diferenças e semelhanças. Esta busca se estabelece em uma interação mútua em uma nova perspectiva, onde o professor, o aluno e o meio são construtores e co-participantes ativos do processo.
Escola Crescimento – São Luís / MA
Professora: Bruna Cibelle de Andrade Abreu
Coordenação: Danielle Buna e Regina Sodré
Turma: Maternal III (3 anos)
4. Corpo humano: uma brincadeira que se tornou pesquisa
O processo de construção da identidade e da representação da figura humana, a partir de uma brincadeira, levanta questões sobre os conceitos de volume, tridimensionalidade e medidas de comprimento. A partir daí, crianças e professora investigam outras formas para representar a figura humana e trabalham com pensamento matemático.
Colégio Via Sapiens – Cotia / SP
Professora: Silvia Clini de Mello
Coordenadora: Maria Cristina Bersani de Assis Ferreira
Turma: Grupo 05 (5 anos)
5. Cores, luzes e sombras convidam educadores e crianças a pensar
O processo de documentação registra um caminhar mútuo de crianças e educadores. Pequenos protagonistas de histórias vivenciam e exploram um novo pensar sobre a educação. Grandes educadores se questionam sobre a práxis, a educação e sobre seu papel. Todos por uma educação mais sensível e coerente para os novos tempos.
Colégio Aldeia dos Pandavas – São Paulo / SP
Professora: Flavia Manzione Zanzotti,
Karla Aparecida Augusto Coquim
Coordenação: Maria Lucia Peviani Jacob
Turma: Infantil II (5 anos)
6. Os objetos como mediadores das relações sociais entre crianças de 2 anos
A escola é o primeiro espaço coletivo que não a família, no qual a criança é inserida. Fazer par te desse espaço pressupõe a constituição de novos vínculos, que inicialmente são pautados nos adultos que a rodeiam. Nosso desafio é fazê-la vincular-se a outras crianças, percebendo-se como parte de um grupo. A presente documentação pedagógica pretende analisar a importância de objetos mediadores como facilitadores das relações sociais nessa faixa etária.
Escola Pueri Domus – Unidade Verbo Divino – São Paulo / SP
Professora: Sandra Helena C. Azanha
Coordenação: Solange Saad de Souza e
Lady Christina Sabadell
Turma: Maternal (2 anos)
7. Revelar concepções de criança, educador e escola: um caminho para a formação de educadores.
Fotografar cenas que declarem as representações de criança, professor e escola em relação ao projeto pedagógico foi o desafio desta documentação. Ela apresenta o olhar das educadoras e permite a reflexão e formação contínua da equipe, por meio da re-signifi cação do trabalho, convertendo-se também no registro da história educativa do grupo. Baseado nas pesquisas de Reggio Emília pautamos a formação dos educadores de modo a aproximá-los cada vez mais da comunicação global, sob as perspectivas reggianas, instigando a refl exão sobre nossa realidade e as possibilidades de um fazer educativo que promova efetiva transformação do pensar e fazer escola.
Escola Jardim dos Pequenitos – Santo André / SP
Professoras: Renata Gava, Viviane de Paula Tomé e
Tais Nascarelas Ramos
Coordenação: Valéria Gonçales Andreetto
8. O processo de aprender a estudar em grupos de educadores
O objeto central desta comunicação de trabalho é apresentar o papel do registro documental na formação de grupos de estudo entre pares de educadores. Os registros organizam experiências vividas pelos sujeitos em suas interações com os outros e inserções no mundo. O formador de grupos de educadores, ao desenvolver atividades formativas, recorre às várias modalidades de documentação para ir, pouco a pouco, constituindo um esforço coletivo de narrativas e investigações.
Ronca e Terzi Consultores Associados
Coordenação e apresentação: Cleide do Amaral Terzi
Turma: Grupo de estudos
Serviço Data: 14 e 15 de setembro de 2007 Local: Hotel Blue Tree Convention Ibirapuera – São Paulo Endereço: Av. Ibirapuera, 2927 – Moema – próximo ao Shopping Center Ibirapuera. Horário: Das 8h às 17h Informações e inscrições: (11) 5183-6999 – Eventos e Formação Contínua ou eventos@pdea.com.br Investimento Pagamento parcelado |
Sobre o Pueri Domus Escolas Associadas
O Pueri Domus Escolas Associadas é uma associação formada por um grupo de mais de 165 escolas, localizadas em 18 Estados do Brasil. Essa parceria se efetiva por meio da utilização de publicações pedagógicas especialmente elaboradas para adoção das escolas associadas, que atendem aos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além da utilização dos livros, os associados participam de encontros de formação contínua e recebem assessoria nas escolas, desenvolvendo a troca de experiências e a reflexão sobre suas práticas. São organizados, ainda, encontros com pais e alunos associados, com o objetivo de aproximá-los e de criar espaços para discussão de suas necessidades.