Sala de Imprensa | Arklok
Voltar para sala de imprensa

O que esperar da tecnologia para 2022

 

* Por Andrea Rivetti 

Os últimos dois anos foram intensos para todas as pessoas, principalmente por conta de uma pandemia que ainda estamos enfrentando e que provocou uma crise global intensa. Algumas vezes, quando o cenário parece melhorar, vem outra avalanche de casos de coronavírus e tudo parece se transformar em dúvidas e incertezas.  

Entretanto, parece que a tecnologia seguiu em constante expansão e evolução nestes últimos tempos e de uma coisa nós temos certeza: este é um segmento que precisamos estar sempre atentos, pois sabemos que as tendências apresentadas são fundamentais para guiar os nossos negócios.  

Outro ponto muito importante é que a pandemia fez com que as empresas acelerassem a digitalização e o melhor de tudo é que esse processo não deve parar por aí.  

Um levantamento realizado com mais de cinco mil empresas pela plataforma de hospedagem de sites HostGator apontou que mais de 50% das empresas passaram a investir no meio digital durante a pandemia. A pesquisa também mostra que 28% dos negócios, sendo parte ou o todo, migraram para o ambiente digital durante o período mais crítico da Covid-19. Além disso, neste mesmo período, mais de 40% tiveram aumento nos acessos de seus sites e meios digitais de venda. A mesma pesquisa mostra que 97% das empresas contam com presença on-line, e desses 65%, atuam de forma totalmente digital, e os 32% restante alteram entre o híbrido.  

A pesquisa também mostrou que outra mudança importante no comportamento das organizações foi a implantação do Home Office. As empresas precisaram mover seus escritórios para casa dos colaboradores e para manter a eficiência, adotaram técnicas e ferramentas para digitalização do negócio, como a utilização do cloud, ferramentas para automação de escritório, de processos, ferramentas de comunicação, entre outros.   

Gostaria de compartilhar aqui com vocês alguns insights que serão fundamentais para suas empresas durante o decorrer deste ano de 2022. Como CEO de uma empresa de outsourcing, acredito que as empresas que já investem em tecnologia e as que ainda estão iniciando o seu processo de transformação digital devem seguir atentas as inovações tecnológicas.  

Mais do que nunca, a competitividade dentro do mercado é marcada por estar atualizado para que a empresa possa se destacar ainda mais, atrair novos clientes e aprimorar a gestão de recursos.  

Na minha visão, uma das principais tendências que permeará por muito tempo é a segurança digital. Este é um tema que está na pauta de muitas empresas, pois nos últimos anos o vazamento de dados e ataques cibernéticos passaram a ser algo comum em grandes companhias de todo o mundo. A segurança digital passou a ser foco principal em todas as organizações, pois essas ações criminosas acarretaram efeitos negativos, que interferiram nos resultados operacionais e na saúde empresarial. 

O investimento em cibersegurança precisa ser revisto urgentemente e ser prioridade dentro das empresas, por conta dos avanços da transformação digital e o crescente número de ataques virtuais.  

Outra tendência que eu acredito que já está sendo implantada dentro das empresas é a inteligência artificial (IA). Segundo uma previsão feita pela consultoria IDC, os gastos globais com a inteligência artificial dobrarão entre 2020 e 2024, alcançando US$ 110 bilhões em 2024. A empresa ainda destaca a disseminação da tecnologia, que aliada à machine learning e deep learning impulsionará as atividades das empresas de diversos setores.  

O serviço na nuvem já não é mais uma grande novidade dentro das empresas, mas segundo o Gartner há uma projeção que até 2023, 80% das empresas utilizarão o cloud computing em tempo integral. Vale a pena ressaltar que as empresas precisam começar a pensar em uma migração gradual das informações para a nuvem, pois pode ser uma medida eficaz, alocando os principais dados corporativos em um único local.  

A terceira tendência já está bem próxima da realidade. Acredito que muitas pessoas estão bem ansiosas com a chegada do 5G, nova geração da Internet, que foi anunciada no País no final de 2021. Aqui na Arklok, nós acreditamos que essa implementação da tecnologia terá alguns desafios, obviamente, mas que será uma oportunidade para a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial ganharem ainda mais impulso para serem aprimoradas e amplamente adotadas.  

Por fim, destaco que todas as tendências apontadas acima já podem ser aplicadas diariamente em suas empresas, de alguma forma ou outra. Entretanto, elas ainda estão sendo aprimoradas diariamente para o bom andamento e desenvolvimento dos negócios. Já sabemos que a tecnologia da informação é uma aliada para todos nós e que sem ela não é possível alcançar um desenvolvimento eficaz e sustentável com todos os parceiros.  

* Andrea Rivetti é CEO da Arklok


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: