São Paulo, 18 de janeiro de 2005 – Um comentário freqüentemente feito por psiquiatras que utilizam as Diretrizes da Associação Americana de Psiquiatria(APA) era de que, embora elas fornecessem recomendações detalhadas para tratamento, sua extensão e formato de texto não permitiam um uso fácil no dia-a-dia do psiquiatra com os pacientes. Para atender a esta demanda, a APA lançou “Referência Rápida às Diretrizes para o Tratamento de Transtornos Psiquiátricos”, trazido ao Brasil pela Artmed Editora.
Desde 1851, a Associação Americana de Psiquiatria (APA) produz orientações para a prática psiquiátrica. No entanto, somente em 1993, começou a desenvolver documentos em formato padronizado, chamados de diretrizes, que, desde então, vem sendo publicadas sob a forma de livro. O material tem como objetivo auxiliar profissionais de saúde médica e mental na tomada de decisões clínicas, ajudando no tratamento de pacientes.
Apesar da publicação ter alcançado grande importância na prática psiquiátrica, seu tamanho original, com quase 1 mil páginas, dificultava as consultas urgentes. Detectado o problema, pesquisadores da APA tiveram a idéia de publicar as diretrizes em formato simplificado, que fosse conveniente no atendimento clínico. Para Sara C. Charles, uma das organizadoras da obra, “o objetivo das referências rápidas é facilitar o uso do material por profissionais na tomada das decisões mais importantes”.
O guia reúne 10 referências rápidas, cada uma escrita a partir do texto original das diretrizes desenvolvidas pela APA e, por isso, continuam obedecendo a conceitos básicos, entre eles, ser desenvolvida em conjunto com organizações médicas e fundamentar-se no conhecimento profissional atualizado. Além do formato, a edição passou por outras atualizações, como a inclusão de capítulo sobre comportamento suicida e a revisão das diretrizes que tratam da esquizofrenia.
“Referência Rápida às Diretrizes para o Tratamento de Transtornos Psiquiátricos” foi escrito por psiquiatras ativos e pesquisadores da APA. Sara aponta as diretrizes como ferramenta importante no atendimento oferecido aos pacientes. “Este guia apresenta as principais recomendações com detalhes suficientes para que sejam clinicamente úteis e, ao mesmo tempo, limitando o documento a um tamanho utilizável, “O resultado, acreditamos, é abrangente e prático”, conclui.
Serviço:
Livro: “Referência Rápida às Diretrizes para o Tratamento de Transtornos Psiquiátricos”
Organizador: American Psychiatric Association (APA)
Formato: 14 x 21 cm
N. de páginas: 220
Preço de capa: R$44,00
Preço promocional: R$37,00
À venda nas principais livrarias do País ou no site www.artmed.com.br
Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia com selo da Bookman. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.