
Foto: Hugo Coutinho
Belém, 21 de março de 2025 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Barcarena (PA), o projeto Água, Saneamento e Higiene na Escola, desenvolvido por meio de uma parceria estratégica com Aegea e com apoio institucional da Prefeitura de Barcarena e do Governo do Estado do Pará. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições sanitárias em 25 escolas rurais e ribeirinhas do município. Além de Barcarena, as atividades também serão implementadas em Caucaia (CE) e Manaus (AM).
“Garantir água potável e saneamento nas escolas não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de dignidade, saúde e permanência escolar. Com essa iniciativa, queremos transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes em Barcarena e possibilitar um ambiente mais seguro e propício à aprendizagem”, afirma Ivana Ramos do Nascimento, Secretária Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Barcarena.
”Para garantir o sucesso do projeto, profissionais das escolas rurais de Barcarena serão capacitados em temas relacionados a água, saneamento e higiene. Após passarem por este processo formativo, estes profissionais estarão aptos a realizarem um autodiagnóstico para as suas escolas, que servirá como base para a elaboração de um projeto detalhando as melhorias necessárias a cada uma. Após a submissão dos projetos pelas escolas, 25 propostas serão selecionadas para receber intervenções estruturais no âmbito de água, saneamento e higiene (da siga WASH, em inglês)”, explica Gabriel Maraslis, Oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF para o Território Amazônico.
O edital para adesão das escolas foi publicado no site da Prefeitura de Barcarena (www.barcarena.pa.gov.br) no dia 19 de março de 2025 e as inscrições seguem abertas até 1º de abril de 2025. Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.
O desafio da água e do saneamento no Brasil
Atualmente, 2,1 milhões de crianças e adolescentes no Brasil (de 0 a 19 anos) vivem sem acesso adequado à água potável, e 1,2 milhão de estudantes estão matriculados em 7,5 mil escolas públicas sem acesso adequado à água. Destes, 224 mil alunos estudam em 3 mil escolas onde o acesso à água é inexistente. Os dados são de uma análise do UNICEF baseada no Censo Demográfico 2022 (IBGE) e no Censo Escolar 2023 (INEP/MEC).
A nova edição do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil – 2017 a 2023, lançado pelo UNICEF em janeiro de 2025, aponta que crianças e adolescentes em áreas rurais enfrentam privações mais severas em todas as dimensões da pobreza. Neste contexto, a falta de saneamento é um dos desafios mais alarmantes: enquanto 28% das crianças em áreas urbanas vivem sem saneamento básico adequado, esse percentual salta para quase 92% nas áreas rurais.
No Pará, segundo o estudo do UNICEF, 84% das crianças vivem com privações de saneamento, sendo 17% em nível extremo de privação.
“A precariedade ou ausência de acesso à água pode gerar sérias consequências, incluindo o aumento do risco de doenças, abandono ou atraso escolar e a ampliação das desigualdades,” explica Mariana Machado Rocha, chefe do escritório do UNICEF em Belém. “Além das melhorias na infraestrutura, queremos formar agentes de transformação dentro das escolas. Professores, gestores e alunos capacitados terão um papel fundamental na disseminação de boas práticas de higiene e na promoção da resiliência climática”.
Como funciona o projeto
O projeto atende escolas rurais de Barcarena/PA que enfrentam desafios estruturais no acesso a água, saneamento e higiene. Por meio de formações, oficinas e materiais educativos, busca-se engajar a comunidade escolar na promoção da saúde e na melhoria das condições sanitárias.
As ações incluem:
- Capacitação de gestores escolares sobre acesso ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do FNDE/MEC, para viabilizar investimentos em infraestrutura de WASH;
- Oficinas e formações sobre saneamento, higiene e gestão menstrual;
- Elaboração de projetos de melhoria pelas escolas participantes, com seleção das 25 melhores propostas para receber intervenções estruturais;
- Implementação da abordagem “3 Estrelas”, metodologia global do UNICEF para fortalecer programas de WASH nas escolas e incentivar boas práticas de higiene.
Ao final do projeto, as escolas selecionadas poderão obter a certificação Escola 3 Estrelas, concedida pelo Projeto WinS (WASH in Schools Certification Project), garantindo que cumprem critérios essenciais de acesso seguro à água, higiene e saneamento adequado.
A implementação do projeto em Barcarena será conduzida pelo Instituto Peabiru, parceiro selecionado via edital público.
Mais informações, favor fazer contato com:
- Ida Pietricovsky de Oliveira (UNICEF): (91) 98128-9022
- Isabella Martins Ávila e Paula (UNICEF): (91) 99637-1212