Pelo segundo ano consecutivo o Salãozinho de Humor de Piracicaba tem o apoio do Instituto Arcor Brasil, que está patrocinando prêmios para os três primeiros colocados nas duas categorias em disputa, para a faixa de 7 a 10 anos e para a faixa de 11 a 14 anos. Os primeiros colocados receberão um Ipad cada e os segundos e terceiros lugares receberão kits de desenho. A cerimônia de premiação do Salãozinho será no dia 4 de outubro.
Durante o Salãozinho, estão sendo distribuídos folhetos com a temática "Vida em Movimento". O folheto contém informações sobre a importância da vida ativa para o desenvolvimento integral da criança e ilustrações para colorir, além de jogos com palavras. A temática está relacionada ao Programa Escola em Movimento, uma iniciativa do Grupo Arcor em curso no Brasil, na Argentina e no Chile.
A defesa do direito ao brincar e ao movimento também está presente no Armazém 09 do Engenho Central, onde no Espaço Arcor foi instalada uma televisão que exibe vídeos da campanha "Brincar com os olhos de criança", do Instituto Arcor Brasil. A partir do conceito de que brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, envolvendo as dimensões corporal, psicológico e cognitivo da criança, a campanha contém seis vídeos inspirados na obra e ilustrações de Francesco Tonucci, educador e desenhista italiano.
Uma das novidades do Salãozinho deste ano é o conjunto de caricaturas em três dimensões. São peças em papel reciclado e outros materiais, indicando o posicionamento das crianças em relação a um determinado assunto. Como vem acontecendo com o Salão Internacional, os participantes do Salãozinho vêm buscando renovar a linguagem do humor.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.