Iniciativa une capacitação técnica e empregabilidade para jovens do ensino médio com base nas demandas do setor, um dos principais vetores de empregabilidade na região
Foto: Divulgação
Rio das Ostras (RJ), julho de 2025 – A Seagems, empresa brasileira especializada em soluções de engenharia submarina, acaba de concluir a segunda edição de seu Programa Educacional voltado à capacitação de estudantes da rede pública. Neste ano, a iniciativa ampliou seu alcance e passou a contar com duas turmas e 50 alunos ao todo, um aumento de 43% em relação à primeira edição, realizada em 2024.
O programa, gratuito e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, oferece formação técnica com foco nas demandas do setor de óleo e gás, um dos principais vetores de empregabilidade na região. Os alunos participam de uma trilha de aprendizado com 103 horas de conteúdo EAD com 64 horas presenciais que combina conteúdos teóricos e práticos nas áreas de hidráulica, elétrica, mecânica e operação de ROVs (veículos submarinos operados remotamente). Parte das aulas ocorre na própria unidade de treinamento da empresa, o SEA (Seagems Excellence Academy).
Em 2025, 147 estudantes se inscreveram para participar do processo seletivo. Após prova classificatória, os 50 com melhor desempenho foram selecionados para compor as duas turmas.
“Com esse programa geramos oportunidade para estudantes de escolas públicas da cidade de Rio das Ostras (RJ) aprenderem sobre o mercado de trabalho, vivenciar o dia a dia corporativo, adquirir um vasto conhecimento básico com nossos especialistas e um despertar para o futuro, que está logo ali: a busca pelo tão sonhado, 1o emprego! Ah, e por falar nisto, 12 alunos do programa do ano passado estão aqui, atuando como Jovem Aprendiz. Nós estamos muito felizes e honrados em abrir, mais uma vez, as nossas instalações e os nossos corações para contribuir, com este ponta pé inicial, na vida profissional desta garotada”, afirma Glaucia Maciel, Diretora de Recursos Humanos da Seagems e líder da iniciativa.
Primeira edição já rende frutos no mercado de trabalho
Foto: Divulgação
Em 2024, a primeira edição do Programa Educacional Seagems já demonstrou resultados expressivos. Ao final do ciclo, os participantes que mais se destacaram foram mantidos no banco de talentos da empresa e, no início deste ano, 12 deles foram contratados como jovens aprendizes, reforçando o papel da iniciativa como porta de entrada real para o mercado de trabalho no setor de óleo e gás.
Uma dessas histórias é a de Letícia Silva, que hoje atua no setor administrativo da Seagems. Ela destaca que a experiência proporcionada pelo programa foi decisiva para suas escolhas futuras:
“É uma experiência única para todos nós, que participamos do projeto, de conhecer o ambiente empresarial, tanto onshore como offshore”, afirma.
Durante o curso, Letícia teve contato com diferentes áreas da empresa, o que ampliou sua visão sobre o setor e sobre as possibilidades de carreira. “Essa vivência me ajudou muito porque consegui entender as mais diversas áreas e tive uma troca muito interessante com os profissionais. Pude entender melhor o que eu gostaria de seguir”, complementa.
Atualmente, ela planeja seguir estudando e já tem um novo objetivo acadêmico: “Pretendo ingressar no curso de Relações Internacionais, uma área que passei a conhecer melhor durante o programa e que ampliou muito meus horizontes”, garante.
Próximas edições
Com base nos resultados das primeiras duas edições e no alto interesse demonstrado pelos estudantes, a Seagems avalia a possibilidade de expandir o programa educacional para outras localidades nos próximos anos. A expectativa é contribuir com a formação de jovens que estão prestes a concluir o ensino médio e que, muitas vezes, têm acesso limitado a oportunidades de qualificação técnica.
“O Programa Educacional da Seagems é mais do que uma capacitação técnica, é um projeto de transformação de vidas. Nosso desejo é de que eles terminem o curso com mais clareza de futuro, autoestima e vontade de crescer. Ver a empolgação desses jovens quando se formam no programa é de aquecer o coração! Essa proximidade com a realidade de um setor tão importante na comunidade deles é essencial para despertar novas vocações e preparar profissionais mais conscientes para os desafios do que vão encarar no futuro próximo”, conclui Glaucia.