Por Robert Gorby
Existe uma verdade infeliz e inconveniente no mercado corporativo. As empresas de médio a grande portes tipicamente tendem a demonstrar consciência sobre a importância da segurança de suas informações. Porém, quando se trata das empresas genuinamente de pequeno porte, o tamanho da instituição está diretamente associado à necessidade de investir ou não em segurança. Mas, como muitos de nós sabemos esta relação não deveria existir.
A percepção mais comum entre empresas sem muita experiência é que pagar por tecnologias para a segurança da informação é um custo desnecessário. Às vezes, a empresa coloca em prática algum nível de segurança em seus sistemas, sem administração ou apoio de uma consultoria. Este cenário é bom desde que certas ressalvas sejam aplicadas, como políticas internas e mecanismos para garantir a sua aplicação.
Mas, o importante é pensar grande. Empresas de pequeno e médio porte até empresas recém-formadas – que mantém a média de dez colaboradores – precisam tratar suas segurança da informação com se fossem multinacionais. Assim como cada dólar, libra, iene e euro lucrado são tratados com o máximo respeito em empresas de qualquer tamanho, é preciso munir a companhia com controles que atuem na proteção contra malware, phishing e spam, em todas as suas formas.
O problema é que os hackers não discriminam quando se trata de dados eletrônicos e a oportunidade de ganhar dinheiro com a implantação de malwares em máquinas dos usuários. Esta invasão é um jogo de números e se um hacker realizar um ataque de malware e obtiver sucesso em uma empresa de pequeno porte, ele pode melhorar seu desempenho e espalhar vírus a todos os contatos deste usuário, exponencialmente.
Pense na seguinte questão. No tempo que um hacker levaria para burlar a defesa de uma grande corporação bancária internacional, poderia distribuir códigos infectados em mil ou mais pequenas empresas que operam sem a proteção de uma tecnologia de antivírus.
Considerando que malware é um jogo de números, você precisa garantir que não fará parte desta estatísitica. Por isso, certifique-se que sua empresa está protegida com um boa tecnologia antivírus.
*Robert Gorby é Chefe Global da AVG para Pequenas Empresas
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati