Empresa forneceu soluções estruturais que garantiram segurança, flexibilidade e entrega no prazo para o funcionamento da estação durante o festival

Estruturas metálicas da SH na estação Cidade Dutra. Crédito: Divulgação
São Paulo, setembro de 2025: A SH, empresa brasileira referência em soluções de engenharia para a construção civil, participou ativamente da obra de reativação da estação Cidade Dutra, que voltou a operar de forma especial para atender os fãs que circularam pelo festival The Town, em São Paulo. O projeto foi liderado pela CCR em parceria com a NPG Eletric, responsável pela instalação elétrica, e contou com a expertise da SH, que projetou e disponibilizou as soluções utilizadas na plataforma, promovendo segurança para a plena circulação dos passageiros.
A empresa forneceu um mix de sistemas — incluindo Modex ® SH, tubos e braçadeiras, vigas SH-20 e perfis C7,5 — que permitiram adaptar a montagem às particularidades do terreno e atender às exigências técnicas do projeto. Ao todo, foram movimentadas quase 57 toneladas de equipamentos, dimensionados conforme as cargas previstas para a circulação intensa de pessoas.
“O prazo apertado e as condições de topografia exigiram soluções flexíveis e acompanhamento contínuo. Nossa equipe atuou lado a lado com os parceiros, ajustando o projeto em tempo real para garantir a entrega com qualidade e dentro do cronograma estabelecido para o festival”, afirma Eber Marinho, gerente da unidade de São Paulo da SH.
Logística e entrega estratégica
O trabalho da SH envolveu suporte completo de engenharia, com assistência técnica presente em obra, e integração com as equipes do cliente, fatores que foram decisivos para a execução eficiente. A companhia também desenvolveu treliças tubulares adaptadas para reforçar a estrutura contra cargas de vento, reforçando a segurança do projeto.
“Essa obra representa um marco no portfólio da SH já que ela impactou diretamente na mobilidade de milhares de pessoas. Além disso, demonstra nossa capacidade de responder a demandas urgentes, entregando o suporte e a parceria que o mercado precisa”, destaca Marinho.
Toda a estrutura metálica permanecerá no local e será utilizada em outro grande festival, o Lollapalooza, que tem data prevista para os dias 20, 21 e 22 de março de 2026.

Estruturas metálicas da SH na estação Cidade Dutra. Crédito: Divulgação
SH em São Paulo
Com 55 anos de mercado e milhares de obras atendidas, a SH é especializada em locação de equipamentos de engenharia para estruturas, entre sistemas de fôrmas, andaimes e escoramentos metálicos. A empresa, que tem sua matriz no Rio de Janeiro (RJ), conta com 11 unidades no Brasil e uma no Paraguai. Na capital paulista, a SH possui uma equipe de 122 colaboradores.
Para a empresa, estar presente em um projeto associado a um dos maiores festivais de música do Brasil reforça seu posicionamento como parceira estratégica em obras especiais, principalmente no estado de São Paulo.
“Mais do que fornecer equipamentos, nossa missão é entregar soluções que unem inovação, segurança e agilidade. A experiência adquirida nessa obra fortalece ainda mais nossa atuação em projetos de grande visibilidade e relevância cultural e social”, conclui o gerente da SH.
A segunda edição do The Town foi realizada em São Paulo e é um dos maiores festivais de música do Brasil. Com cinco dias de shows, divididos em dois finais de semana de setembro, contou com mais de 420 mil pessoas e trouxe artistas nacionais e internacionais de diferentes gêneros musicais. O evento movimenta a economia local, gera milhares de empregos temporários e transforma a cidade em um polo cultural internacional.