Intelbras alerta que grande parte dos residentes das 13 cidades ainda precisam adaptar corretamente seus televisores
Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística afirmam que 68 milhões de domicílios particulares no Brasil possuem televisão, num total de quase 103 milhões de aparelhos, dos quais 63,4% eram de tela fina e 36,6% de tubo, ou seja, quase 38 milhões de aparelhos no País precisam ser adaptados para receberem o sinal digital. A Intelbras calcula que ainda há um percentual expressivo da população nas cidades de Blumenau e Jaraguá do Sul que precisa se adaptar ao novo cenário.
“As TVs de formato tubo precisam de um conversor e antena para que a transmissão da imagem ocorra em alta resolução. Já os televisores mais modernos, com conversor integrado, só precisarão contar com a antena, seja ela externa ou interna”, orienta Fernando Alves Júnior, gerente do segmento de antenas e conversores de TV da Intelbras. O especialista alerta, ainda, que há televisores modernos que não possuem o conversor integrado. “O consumidor precisa encontrar um selo DTV. Apenas assim, o aparelho estará preparado para receber o sinal digital”, complementa o executivo. Caso a TV já possua o conversor digital, é necessário apenas a instalação da antena ou a conferência da atual para checar o acesso de todos os canais disponíveis. Cabe a cada cidadão compreender qual antena é a mais adequada em termos de tamanho, preço e instalação.
– Conversor digital CD 636 da Intelbras é um produto moderno e com diversos recursos tecnológicos que, além de garantir imagem e som com qualidade digital, também conta com um sistema que permite gravar a programação da TV de maneira instantânea ou via programação. O dispositivo possui entradas para Pen Drive ou HD Externo, permitindo a reprodução de diversas mídias, como áudios, vídeos e fotos e oferece conexões e cabos RCA e HDMI, o que o torna compatível com praticamente todos os televisores. O kit completo contém o dispositivo digital, cabo HDMI, cabo RCA, duas pilhas AAA, um controle remoto e o manual de usuário.
– Antena Interna AI 1000: antena de TV clássica, ideal para quem utiliza os canais analógicos e digitais. Possui base antiderrapante e exclusivo botão que regula a potência de captação, minimizando as interferências.
– Antena Interna AI 2021: proporciona imagem com excelente qualidade e está preparada para captar sinais analógicos e digitais. O equipamento possui design compacto e acabamento com textura diferenciada.
– Antena Externa AE 4010: para alta definição de imagem em canais analógicos ou digitais. Além de própria para uso em ambientes externos, a antena é compacta e tem alto poder de captação. Todos os componentes são fabricados com materiais de alta resistência e durabilidade.
– Antena Externa AE 5010: desenvolvido especialmente para uso externo, o modelo AE 5010 é fabricado com materiais resistentes à corrosão que garantem alta durabilidade ao produto.
– Antena Externa AE 1028: a antena UHF para ambientes externos proporciona imagens com excelente qualidade. Projetada para captar os sinais UHF e HDTV digital, possui sistema com 28 elementos para oferecer um excelente desempenho na captação do sinal digital, além de um ganho de sinal de 14 dBi. Fabricada em alumínio, tem alta durabilidade.
Os produtos estão disponíveis para os consumidores nas principais redes varejistas.
De acordo com Alves, o processo de transição da TV é um passo para a evolução tecnológica do Brasil que oferecerá à sociedade um sistema moderno de excelente qualidade de imagem e de som. “Os produtos da Intelbras fazem parte desse novo avanço na vida dos brasileiros. Estamos confiantes de que será uma transição de sucesso e positiva para a sociedade”, finaliza.
O desligamento do sinal analógico libera a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o País. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançada e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a Internet com velocidades mais rápidas. Além disso, a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é melhor, quando ocupada a faixa de 700 MHz.