São Paulo, junho de 2014 – A HelloUniverse apresenta ao mercado seu aplicativo de tradução por telefone, desenvolvido para atender estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior que enfrentem dificuldades de idioma para se comunicar. A empresa é incubada pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), considerada uma das maiores incubadoras da América Latina, e acelerada pela Wayra, ligada à Telefonica.
O aplicativo, que é inédito no Brasil, está disponível para Android, mas o serviço pode ser utilizado a partir de qualquer telefone. O objetivo principal do sistema é conectar estrangeiros com os intérpretes da HelloUniverse de forma simples e automatizada, sem abrir mão da tradução humana. Para utilizar o serviço, o usuário liga para a central da HelloUniverse, por meio de um telefone fixo ou móvel ou a partir do próprio do aplicativo, identificando o idioma desejado (inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). O sistema, então, busca o intérprete disponível e estabelece a conexão.
A empresa já tem um banco de dados de 200 intérpretes, que fornecem seus números de telefone e definem os horários de atendimento. “Essa sistemática de trabalho torna os horários muito flexíveis, atendendo às necessidades dos tradutores, que normalmente são free-lancers, e ao mesmo tempo resultando num serviço disponível 24 horas por dia”, explica Cristina Cho, uma das fundadoras da startup.
Além de ser de fácil acesso e disponível em todas as horas do dia, o serviço da HelloUniverse se caracteriza pelo baixo custo: R$ 5,00 o minuto. O usuário pode adquirir um cartão pré-pago com código de acesso ou baixar o aplicativo, por meio do qual pode comprar minutos. Empresas também podem adquirir o sistema, que é facilmente integrado, a fim de ajudar empregados estrangeiros ou clientes.
Para Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, “o time do HelloUniverse viu uma oportunidade e desenvolveu uma solução inovadora no mercado nacional. Sem dúvida, seu serviço será um sucesso, não só durante os grandes eventos esportivos, mas também entre os estrangeiros que virão ao Brasil fora deles”.
O apoio do Cietec teve papel importante no desenvolvimento do serviço desenvolvido pela HelloUniverse. Os empreendedores da startup começaram o processo de incubação com outra ideia e, a partir da ajuda e orientação dos consultores da entidade, acabou chegando ao atual produto. Sempre com o objetivo de auxiliar as empresas incubadas no amadurecimento de seus projetos, com vistas a uma entrada sólida no mercado, o Cietec coloca à disposição consultorias de diferentes áreas do conhecimento, como: gestão, tecnologia, propriedade intelectual, comunicação, jurídico, relação com investidores, plano de negócios, entre outros.