São Paulo, setembro de 2016 – No próximo dia 14, as empresas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN/Cietec, que desenvolvem inovações na área de educação, organizam a primeira edição do evento InovaEscola. A proposta é fazer um debate sobre a educação do futuro, com a presença de grandes nomes do segmento.
A programação contará com uma mesa-redonda, com especialistas em educação e inovação. Estão confirmadas as participações de Diego Volpi, gerente de Ecossistema Educacional da Intel; Robson Lisboa, responsável pelo projeto SmartLab; Romero Tori, autor do livro Educação sem Distância e livre docente na USP; e Joice Leite, coordenadora de Tecnologia Educacional no Colégio Visconde de Porto Seguro. A mediadora será Tatiana Klix, editora do portal Porvir, principal site brasileiro de inovação em educação.
Depois do debate, as empresas do Cietec com inovações para escolas farão uma exposição de seus serviços e produtos. Ao todo, 10 startups participam da iniciativa. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma delas.
– 3D Criar: especialista em fabricação digital e no ecossistema "maker", oferece equipamentos e soluções para o setor da educação por meio de prototipagem e impressão 3D, cursos, treinamentos e objetos educacionais.
– Arkos: plataforma de incentivo à leitura, para alunos do 2º ao 5º ano, com conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas e adesivos virtuais, entre outros.
– Engrenar: oferece produtos e serviços de acessibilidade para conteúdos digitais, sites acessíveis, áudio descrição, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tecnologia assistiva.
– iNutri: serviços de nutricionistas em conjunto com a lanchonete escolar, gerando educação e saúde dentro da escola.
– NTU: produz software e materiais didáticos para a área da Educação on-line.
– Mediacode: plataforma para empresas de marketing e da área da educação.
– P3D: utilizando realidade virtual e tecnologia 3D, produz softwares para escolas de Ensino Fundamental e Médio nas áreas de Ciências, Geografia, Biologia e Química.
– Umbu: plataforma digital para facilitar a conexão de escolas com pais e responsáveis, integrando agendas, compartilhando informações e viabilizando compras responsáveis e sustentáveis.
– VR Monkey: produz conteúdo de alta qualidade para Realidade Virtual, explorando as tecnologias em quatro vertentes: educação, jogos, arquitetura e vídeo 360.
Serviço:
Evento: InovaEscola 2016?
Data: 14 de setembro, 15h
Mesa-redonda: A Educação do Futuro
Debatedores:
– Diego Volpi, gerente de Ecossistema Educacional da Intel
– Robson Lisboa, responsável pelo projeto SmartLab
– Romero Tori, autor do livro Educação sem Distância e livre docente na USP
– Joice Leite, coordenadora de Tecnologia Educacional no Colégio Visconde de Porto Seguro
Mediação:
Tatiana Klix, editora do site Porvir
Local:
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN/Cietec
Av. Prof. Lineu Prestes, 2.242 – Prédio D4 – Vagão da Inovação
Cidade Universitária – USP
Sobre o Cietec
O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos. Entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é um ambiente de inovação sinérgico, que apoia o acesso às agências de fomento, incentiva a prospecção de oportunidades de negócios corporativos e o relacionamento com o investimento-anjo e o venture capital.
Em 2015, as 116 startups incubadas, já com produtos e serviços no mercado, faturaram R$ 35 milhões. As empresas que procuraram fomento governamental, tanto de entidades da esfera estadual, quanto da esfera federal, captaram R$ 6 milhões nesse mesmo período. Os números mostram o sucesso na missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica.