São Paulo, janeiro de 2015 – No primeiro trimestre desse ano três empresários estrangeiros se instalam no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia). O intercâmbio tem como principal objetivo a troca de experiências e a prospecção de boas oportunidades no mercado nacional, além de boas expectativas sobre público consumidor de seus produtos. O período de intercâmbio será de um a três meses.
O primeiro a chegar foi o francês Fabrice Mermet, que resolveu se aventurar em terras brasileiras por conta própria. Seu negócio – chamado Think&Make – visa popularizar no Brasil a impressão 3D, principalmente no segmento de miniaturas e souvenires. "Na Europa, o mercado de souvenires está muito ruim. No Brasil, a cultura é diferente, vocês compram o que gostam", explica.
Já vindos pelo projeto Land2Land, realizado por Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Negócios Inovadores), ApexBrasil e Sebrae Nacional, estão o português João Fernandes e o búlgaro Nedyalko Dervenkov. Fernandes pretende desenvolver o BuzzStreets, plataforma agregadora de informação sobre todas as ocorrências que afetam o trânsito na grande cidade. "Vamos para o Brasil porque a BuzzStreets conseguiu o apoio da Comissão Europeia em relação ao projeto", conta o português.
Dervenkov, por sua vez, aposta na Internet das Coisas para criar uma pulseira de acesso, monitoramento e pagamento móvel. A empresa Partywithme tem uma equipe de oito desenvolvedores na Bulgária, assim como já teve sucesso em seleções para aceleradora e conquista de investidores.
Oscar Enrique Nunes, gestor de Relações Internacionais do Cietec, é o responsável pelas startups estrangeiras enquanto estiverem no país. "Nós já tínhamos experiência de pesquisadores estrangeiros procurarem a incubadora, por sua ligação com a USP. Agora é o momento já esperado de interesse internacional de startups da área de tecnologia, com foco total em negócios", reflete o especialista.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).