
Imagem: shutterstock
São Paulo, janeiro de 2025: A Supertroco, empresa brasileira criadora e gestora de um programa de pontos com sorteios semanais e benefícios exclusivos para o varejista e cliente final, anuncia a conclusão da reforma realizada na Instituição de Educação Infantil João Paulo II, localizada em Porto Alegre (RS). A ação faz parte da campanha Doe Pontos e Esperança ao Rio Grande do Sul, cujo objetivo é ajudar ONGs e movimentos locais que estão trabalhando para ajudar a população afetada pelas chuvas que ocorreram na região em maio de 2024.
A companhia contribuiu para a reconstrução da cozinha da escola, oferecendo equipamentos essenciais ao ambiente, como batedeira, geladeira industrial, freezer, armários e buffet expositor. Logo após a tragédia, também foram enviados colchões e kits de limpeza, beneficiando mais de 100 famílias em uma das áreas afetadas em maior grau pelas inundações.
Juntamento com o auxílio ao RS, a empresa também realizou o repasse dos pontos doados por seus clientes realizados no site da empresa. Foram entregues mais de 650 kg de feijão para a ONG Amigos do Bem, instituição que atua no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará, atendendo regularmente cerca de 150 mil pessoas.
Ao todo, a Supertroco já repassou mais de 35 milhões de pontos para essa e outras organizações apoiadas pela empresa, como Au Family, Instituto Anchieta Grajaú, Estrela Dalva e Cáritas Diocesana de Crateús, que foram convertidos em alimentos, produtos de limpeza e saúde. Além disso, durante os meses de novembro e dezembro de 2024, a companhia dobrou a quantidade de pontos doados por seus clientes a essas entidades.
“Ao adquirir pontos Supertroco, nossos clientes podem trocá-los por descontos em produtos e serviços ou doá-los para instituições sociais. Ou seja, a nossa empresa atua como uma ponte entre o doador e a ONG, trazendo mais facilidade e comodidade em todo o processo. A escolha dos itens que serão enviados é definida pela própria instituição, que nos explica suas necessidades no momento”, explica Rodrigo Dória, CEO da Supertroco.
Campanha em auxílio do Rio Grande do Sul
Entre o final de abril e início de maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi atingido pela maior catástrofe climática de sua história. Cerca de 478 municípios gaúchos e quase 2 milhões de indivíduos foram afetados por inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra causados por intensas chuvas. A Supertroco, por meio da campanha Doe Pontos e Esperança ao Rio Grande do Sul, buscou fornecer ajuda para aqueles que mais precisavam, dobrando os pontos doados por seus clientes.
De acordo com especialistas, devido a questões hidrológicas e topográficas, a região norte de Porto Alegre foi uma das áreas mais impactadas pelos temporais. Bairros como Vila Farrapos, Humaitá e Sarandi ainda tentam se recuperar em meio aos escombros, lixo acumulado e lama. Logo após o desastre, a Supertroco enviou aos afetados desses locais colchões e produtos de limpeza, auxiliando mais de 100 famílias.
Para a IEI João Paulo II, foram doados novos equipamentos industriais para a cozinha, que foi destruída pelas enchentes. A escola atende diariamente diversas crianças dos bairros Farrapos, Humaitá e Navegantes, proporcionando educação e lazer, além do serviço de fornecimento de alimentação, que foi impossibilitado após a catástrofe.
“Estamos profundamente comprometidos em apoiar as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e agradecemos todo o apoio de nossos clientes. Até o momento, foram mais de 7 milhões de pontos doados, que foram dobrados pela nossa empresa. Acreditamos que, em momentos como este, é nosso dever nos unir para oferecer suporte e ajudar na reconstrução de vidas. A ação é uma forma de contribuir para que os alunos e educadores tenham um ambiente seguro e adequado para continuar suas atividades, mesmo diante de adversidades,” complementa Dória.
O relatório completo dos itens enviados, data de repasse e a quantidade de pontos foi disponibilizado pela empresa e pode ser acessado aqui.
Repasse para o Amigos do Bem
O Amigos do Bem é um dos maiores projetos sociais do país. Ele atende, regularmente, mais de 150 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará. Por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde, a instituição já contribuiu com o futuro de 10 mil crianças e jovens.
No final de 2024, a Supertroco realizou o repasse dos pontos doados por seus clientes para a instituição. Foram entregues mais de 650 kg de feijão que irão compor cestas básicas distribuídas pelo nordeste do Brasil.
“Temos o orgulho de apoiar o Amigos do Bem em sua missão de transformar vidas e levar esperança a tantas pessoas. Apoiar diversas instituições sociais por meio da nossa solução é parte essencial do nosso propósito. Essa parceria fortalece a rede de solidariedade, garantindo que as doações cheguem diretamente a quem mais precisa. Estamos certos de que, ao unir forças com organizações que fazem a diferença, conseguimos ampliar o impacto positivo nas comunidades atendidas e contribuir para um futuro mais igualitário e inclusivo”, destaca o CEO.
Supertroco como ferramenta de ações ESG
Além de destinar um percentual de sua receita para instituições beneficentes e permitir que os clientes destinem seus pontos para doação por meio do site, a utilização da solução Supertroco gera receita por meio de comissão sobre a venda de pontos. Tal arrecadação gerada (líquida de impostos e taxas incidentes) pode ser utilizada pelas empresas para ações ESG.
Em julho de 2024, o Grupo Pague Menos, em parceria com o Instituto Katiana Pena (IKP), realizou a doação de 4 mil kits de higiene bucal aos moradores do Grande Bom Jardim, em Fortaleza (CE). A ação foi viabilizada pela comissão recebida pela Pague Menos com as vendas de pontos Supertroco em algumas das lojas do grupo.
“Nós sabemos que a maioria das empresas que ainda não adotam ações ESG desejam fazê-lo, seja por motivos estratégicos ou seguindo seu propósito. Porém, em muitos casos, elas não possuem expertise, tempo ou equipe para desenvolver projetos desta natureza. Paralelamente, muitas companhias que já adotam essas práticas, pretendem aumentar o potencial das suas ações. Para ambos os casos, a Supertroco é capaz de ajudar, seja por meio da geração de receita adicional para ações ESG, como mencionei, ou com o desenvolvimento de projetos exclusivos para o parceiro”, conclui Dória.