São Paulo, 22 de maio de 2017 – A A.T. Kearney, consultoria de gestão de negócios, com mais de 90 anos de trajetória global e uma das 4 maiores do mundo, acaba de divulgar um novo estudo, analisando o cenário de Fusões e Aquisições no setor de Varejo e Bens de Consumo em 2017.
O estudo Crescimento global e a busca por consolidação, inovação e sinergia – Global Growth and the Search for Consolidation, Innovation and Sinergy – revela que, em 2016, aconteceram 58 megatransações globais, avaliadas em mais US$ 1 bilhão, com os setores de Bens de Consumo e Alimentação apresentando crescimento de 46%.
Os principais motivos que levam empresas à optarem por uma fusão – crescimento lento, consolidação, capital e resultados financeiros sólidos – continuam os mesmos, mas o estudo também prevê desafios, com o atual ambiente político mais complexo.
Baseado em entrevistas com executivos de Varejo C-level, o estudo revela que 67% do total de pesquisados acreditam que haverá um aumento de fusões e aquisições. “Muitos fatores fizeram de 2016 um ano muito ruim para os negócios, mas outras variáveis surgiram neste ano que podem mudar as perspectivas em 2017. A pressão nas empresas para aumentar suas receitas e lucros foi reforçada pelas incertezas políticas emergentes. Isso torna as transações muito mais complexas”, afirma Esteban Bowles, sócio da A.T. Kearney Brasil.
Muitas tendências suportam este cenário. A consolidação baseada em megatransações como as da Essillor-Luxottica e da Walgreens-Rite Aid em 2016, serão cruciais para aumentar os números. As pequenas aquisições também são importantes e continuarão gerando inovação e oportunidades de crescimento. Neste cenário global, a Europa e a América do Norte foram responsáveis por 75% do valor total de transações de 2016.
Na América Latina, o cenário foi ainda mais desafiador. “Depois de 10 anos de queda, o México foi o único país a apresentar alta, com 53% acima de 2015. O Brasil, por sua vez, apresentou queda de 46% nos valores de transações, seguido pela Colômbia. Isso representa US$ 4,1 bilhões a menos”, comenta Omar Caraballo, Principal da A.T. Kearney no Brasil.
O valor total de transações na América Latina em 2016 foi de US$ 7,9 bilhões, com queda de 43% em relação à 2015 e o menor número em 10 anos. Em número total de transações, a queda foi de 23%. Setores mais atuantes na região foram os de Alimentos e Bebidas e Cuidados Pessoais. As transações mais significativas no período foram as da Coca-Cola FEMSA adquirindo a VONPAR e a saída da Hypermarcas da linha de negócios cosméticos da COTY.
Para 2017, transações estimadas em US$ 3,9 bilhões já foram anunciadas na América Latina. Se forem aprovadas, representarão 45% do total de 2016. No primeiro trimestre do ano anúncios confirmados somaram US$ 1,4 bilhão, incluindo a primeira fusão/aquisição no Brasil, entre as empresas Heineken e Brasil Kirin por US$ 1,1 bilhão. Também existe a possibilidade da venda da participação da GPA na Via Varejo.
“A região apresentará oportunidades, mas apenas em setores selecionados. Mas, para isso, é necessário que os investidores tenham uma perspectiva de longo prazo e uma forte tolerância aos riscos. Para maximizar resultados, investidores estratégicos e financeiros precisam planejar de forma disciplinada seus processos de due dilligence e manter o foco em aquisições que ofereçam mais sinergia”, conclui Caraballo.
Sobre a A.T. Kearney
A A.T. Kearney é uma consultoria global líder em gestão de negócios, com 91 anos de operação e atuação em mais de 40 países. É uma empresa dirigida por seus sócios, comprometidos em ajudar os clientes e gerar impactos imediatos, aumentando as vantagens competitivas em seus desafios mais críticos.
O foco da consultoria é atuar como parceira estratégica dos clientes na obtenção de benefícios reais em projetos de curto e longo prazos. Os diferenciais da A.T. Kearney são ampla escala global, diversidade de recursos e excelência em todos os processos.
A A.T. Kearney possui uma cultura distinta que transcende as fronteiras organizacionais e geográficas. Não importa qual a localização ou posição, todos os consultores da A.T. Kearney são visionários, acessíveis e apaixonados por projetos inovadores.