São Paulo, dezembro de 2015 – Quem nunca passou pela experiência de entrar em um cômodo da casa e não ter mais sinal Wi-Fi, que atire a primeira pedra. Comum, esse é um problema que irrita muitos usuários de Internet sem fios no Brasil, País reconhecido por construções com paredes largas e materiais resistentes, que contribuem para perdas de sinal Wireless. Pensando nisso, a TP-LINK, líder global em equipamentos wireless e de banda larga, apresenta dicas de como melhorar o desempenho de seu roteador garantindo mais eficiência e qualidade na conexão.
O roteador é responsável por conectar pacotes de dados entre redes e dispositivos. Porém, existem maneiras de posicionar o roteador para aumentar seu desempenho. Confira abaixo as cinco dicas da TP-LINK:
Deixe seu roteador em locais altos: o local no qual o roteador está posicionado influencia seu desempenho, por isso o ideal é posicioná-lo sempre em locais altos. Um ótimo lugar é o teto porque o roteador não fica no mesmo nível dos móveis, que podem ser um limitador do sinal;
Posicione as antenas do seu roteador na vertical: geralmente o sinal transmitido pelos roteadores é omnidirecional, ou seja, as ondas são propagadas em todas as direções principalmente na horizontal tornando o sinal vertical inferior. Desse modo, deixe sempre as antenas de seu roteador para cima e garantirá um resultado de conexão melhor;
Coloque seu roteador em locais abertos: locais com o menor número de paredes e portas tornam-se ideais para o roteador, pois aqueles muito fechados fazem com que a transmissão do sinal fique mais lenta e muitas vezes inalcançável;
- Posicione o roteador bem no meio da casa/escritório: quando o roteador é instalado em um lugar central o sinal se torna mais forte em todos os outros cômodos facilitando a velocidade e o desempenho do aparelho. Se não for possível centralizá-lo na residência ou escritório ou se for um local muito amplo, o conselho é investir em um repetidor de sinal, que irá ampliar o sinal para locais mais distantes;
- Fique de olho na interferência de outros dispositivos: Alguns aparelhos domésticos, como telefones sem fio e fornos de micro-ondas, operam na frequência de 2.4 GHz, a mais comum entre os roteadores utilizados nos lares brasileiros, o que pode interferir em redes 802.11g ou 802.11n de canal único. O ideal é optar por aparelhos que operem na frequência de 900 GHz ou investir em um roteador com a nova tecnologia AC, que oferecem a flexibilidade de duas bandas independentes e garantem um excelente desempenho wireless, como o Archer C20, da TP-LINK, que oferece duas redes Wi-Fi simultâneas de 5GHz 433Mbps e 2.4GHz de 300Mbps, porta USB para compartilhamento de mídia e antenas Dualband de 5dBi)da TP-LINK.
Fábio Appel, Coordenador de Produtos da TP-LINK, afirma “Ao seguir essas dicas simples o usuário poderá ver uma melhora significativa no desempenho de sua rede. Muitas vezes, por desinformação, o usuário instala o roteador na sala de estar ou escritório da residência, sem se dar conta de que esse pode não ser o local mais central, por exemplo”.
“Hoje a tendência é termos aparelhos cada vez mais potentes e com preços mais acessíveis, para que o usuário se sinta confortável em migrar para uma tecnologia de conexão mais moderna em um menor espaço de tempo, como já acontece hoje com outros aparelhos, como televisores e celulares que, em alguns casos, são trocados anualmente”, finaliza o gerente.
Sobre a TP-LINK
A TP-LINK é uma empresa global de produtos de rede e conectividade, líder em fornecimento de equipamentos Wireless e de banda larga. Seus produtos estão disponíveis em mais de 120 países para milhões de clientes e um de seus pilares é a área de Pesquisa e Desenvolvimento, que garante uma gama de soluções de conectividade como produtos para redes Wireless, ADSL, Roteadores, Switches, Câmeras IP, Adaptadores Powerline, Servidores de Impressão, Conversores de Mídia e Adaptadores de Rede para usuários do mundo todo.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati
