São Paulo, maio de 2007 – Aquela idéia de idosos sentados na porta de casa vendo a vida passar, jogando dominó na praça e dormindo cedo já ficou para traz há algum tempo. Hoje, a terceira idade está em busca de uma qualidade de vida melhor, e para tanto pratica exercícios periodicamente e tem uma vida socialmente ativa. Prescrever exercícios para essa faixa etária ainda é um desafio para alguns profissionais. Quando o assunto é força as dúvidas aumentam. A fim de discutir o tema em suas mais variadas manifestações, a Fitness Brasil em parceria com o professor Tavicco Moscatello apresenta o 3º Meeting Treinamento de Força, o mais importante ponto de encontro de profissionais da saúde com nível avançado, um momento de discussão e aprimoramento técnico nas mais variadas áreas como fitness, bem-estar, terceira idade, estética corporal e esportes.
Uma das palestras do encontro tem o tema Treinamento Resistido no Envelhecimento, ministrada pelo Dr. José Maria Santarém, médico fisiatra e reumatologista, doutor em medicina pela USP, coordenador de CECAFI (Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP). Segundo o Dr. Santarém será possível compreender quão importante é a aplicação desse tipo de treinamento de força. “Ainda existe aquela idéia, até entre profissionais, que esse tipo de treino é uma coisa para atleta. Pode ser, mas não só. A atividade é capaz de ser muito suave para pessoas debilitadas”, acredita o especialista.
O dr. José Maria Santarém fala sobre o assunto na entrevista abaixo:
1. Qual é o diferencial da sua palestra para os profissionais?
Apresentar aspectos do treinamento de força que são de importância para as pessoas que estão envelhecendo. Atualmente existe muita documentação de que o exercício mais eficiente e mais seguro para as pessoas que estão nessa fase da vida é o treinamento resistido, ou seja, treinamento de força. É mais eficiente e mais seguro.
2. Como essa atividade pode ser eficiente?
No sentido de promover as adaptações que são mais importantes para os idosos, úteis na composição corporal, aumento da massa óssea, muscular. É possível desenvolver força e flexibilidade, que são as aptidões que mais comprometem a qualidade de vida das pessoas que estão envelhecendo. Por outro lado, é um estímulo a saúde em geral, como, no controle de diabetes, da pressão arterial, obesidade. São efeitos importantes de qualquer exercício, mas também dos exercícios resistidos.
3. E como fica a segurança?
As pessoas idosas muitas vezes já têm limitações, por diversos motivos, como doenças articulares, cardiovasculares ou pulmonares. Grande parte tem inclusive dificuldades para caminhar. O treinamento resistido, a popular musculação, é um tipo de atividade que pode ser realizada mesmo por pessoas com grandes limitações. Os exercícios são feitos em aparelhos e devem ser assistidos por um profissional competente. Chega a ser considerada uma atividade terapêutica.
4. Qual o tempo ideal para os exercícios de força na Terceira Idade?
Existem pessoas com diferentes situações. Tem gente que está envelhecendo e é atleta. Essas pessoas podem fazer um treinamento muito diferente de outras com a mesma faixa etária e que nunca fizeram exercício e estão debilitadas ou doentes. Mesmo com esses empecilhos, elas também precisam fazer alguma atividade. É necessário saber adaptar o treinamento de musculação para pessoas com diferentes situações de saúde e aptidão, claro que para quem está muito debilitado ou com doenças, o volume, a intensidade tem que ser muito baixo, por exemplo, será indicado meia hora de exercício, de duas à três vezes por semana. Enquanto que outras vão treinar em torno de uma hora de três a quatro vezes por semana.
A palestra do Dr. José Maria Santarém, acontece no dia 01 de junho, das 17h45 às 19h45.
Serviço: 3º Meeting Treinamento de Força Data: de 01 a 03 de junho de 2007 Horário: das 8h às 22h Local: Auditórios localizados no térreo da Universidade São Judas Endereço: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo Informações: 5095-2699, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h30 Inscrições pelo site: www.fitnessbrasil.com.br Inscrições por e-mail: relacionamento@fitnessbrasil.com.br Público-alvo: profissionais de educação física, saúde e bem-estar (nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas corporais, etc) em busca de aprimoramento profissional. Investimento: a partir de R$ 126,00 (até 09/05 pacote com 4 palestras) |
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 17 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Hoje, com mais de 50 mil profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.