O Projeto Hora do Jogo consiste no uso de jogos e brincadeiras para promover o desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos cognitivo, sensorial, emocional, entre outros. Regras, valores como respeito e tolerância e cooperação são alguns dos aspectos envolvidos.
No começo, as oficinas eram realizadas na própria escola. A partir de 2013, as atividades também foram levadas para a comunidade quilombola, no Centro Cultural Negro Cazuza, a sede da ARQUA que se transformou em uma referência para os moradores.
O presidente da ARQUA, Nego do Neco, é outra referência. É ele quem cuida diariamente da rádio comunitária que informa a todos sobre as novidades, inclusive sobre o Hora do Jogo. Ele afirma que o projeto foi fundamental para ajudar a fortalecer o sentido de identidade entre as crianças.
Mas o projeto também deixou forte legado para a EMEF"Olímpio Nogueira Lopes", uma das Escolas Nota Dez do Ceará, de acordo com o governo estadual. Os olhos do diretor, João Paulo Fernandes do Nascimento, brilham quando comenta os impactos do Projeto Hora do Jogo, entre outras ações com a participação ativa da escola. "O projeto une os eixos afetividade e valorização cultural, e o resultado é a comunidade feliz, as crianças ativas e fazendo coisas e crescendo", salienta. "A educação formal e a não-formal, com a participação ativa da comunidade, determinantes para o desenvolvimento das crianças", completa.
O diretor exibe com justo orgulho o álbum que a escola montou, lindamente ilustrado, sobre a riqueza cultural, sobre a diversidade, as expressões e linguagens da comunidade quilombola do Alto Alegre e bairros próximos. A parteira que ajudou tantos moradores a vir ao mundo, o Forró do Barro Preto, o Maculelê (que chegou a participar de exibições na Europa), os deliciosos Quarenta e Mungunzá. Cores e sabores da cultura plural e única do Brasil, na escola que foi uma das pioneiras na implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. Trilhas até a educação integral, pelo desenvolvimento integral.
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. O Programa pela Educação Integral, que cumpriu uma trajetória de oito anos, foi a primeira iniciativa do Fundo. O propósito foi apoiar projetos de desenvolvimento integral, com a perspectiva da educação, de crianças e adolescentes de territórios de vulnerabilidade social. Foram apoiados projetos em São Paulo, Paraíba, Ceará e Fortaleza, envolvendo mais de 150 organizações e beneficiando a mais de 20 mil crianças, jovens e adolescentes.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.