Estreia acontece em 18 de agosto com a participação de Adriana Calcanhoto e da antropóloga Mirian Goldenberg. Para assistir aos episódios, é preciso inscrever-se
Brasília, 14 de agosto de 2025 – Qual é a marca que você gostaria de deixar no mundo? Para responder a essa pergunta, o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF), lança em 18 de agosto, a websérie “Legados que Transformam”. A produção contará com convidados e especialistas para tirar dúvidas do público sobre assuntos, como aposentadoria, longevidade, testamento, heranças e legado solidário. Para acessar o conteúdo, é preciso inscrever-se aqui.
Comandada por Bete Marin, especialista em marketing e gerontologia, a websérie contará com quatro episódios publicados semanalmente e divulgados para as pessoas que se inscreveram. No primeiro episódio, a conversa acontece com a antropóloga Mirian Goldenberg, em um bate-papo descontraído sobre envelhecer com liberdade, afeto e sentido. Ainda nesta estreia, o videocast terá a participação especial da cantora Adriana Calcanhoto.
“Escutamos especialistas, pessoas famosas e doadores do UNICEF que participam do Programa do Testamento Solidário e divulgar o tema é uma importante ação de sensibilização. Sabemos que vários dos pontos que abordaremos nessa websérie são tabus para muitas pessoas, como pensar na finitude, no envelhecimento e no planejamento sucessório. Ao mesmo tempo são temas muito importantes e que podem ajudar a pessoa a ter uma vida e envelhecimento mais tranquilos. E a websérie Legados que Transformam chega justamente para ajudar nisso”, comenta Carolina Machados dos Santos, coordenadora do programa de Legados do UNICEF no Brasil.
O UNICEF trabalha diariamente para garantir os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em todo o mundo, e as doações, incluindo as testamentárias, são uma forma importante de tornar tudo isso possível. No ano em que o UNICEF completa 75 anos de atuação no Brasil, essa iniciativa audiovisual represente um esforço para democratizar o acesso a temática ainda pouco abordadas.
“Nos últimos anos várias pessoas têm procurado se informar, mostrando que esse tabu está sendo superado. Nós temos um serviço interno de acompanhamento dos casos e de conversa com os doadores, ou seja, uma pessoa que queira tirar suas dúvidas vai receber um atendimento personalizado. Assim como também temos conversado sobre esse tema com profissionais de cartórios e advocacia”, completa Carolina.
Participam ainda da websérie Nilton Molina, Presidente do Instituto de Longevidade MAG, Dr. Andrey Guimarães Duarte, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil, Ricardo Oliveira Neves, especialista em longevidade, doadores do UNICEF que já aderiram à causa, entre outros.
Webinar gratuito sobre Testamento Solidário
A estreia de “Legados que Transformam” será na próxima segunda-feira, 18 de agosto. Os episódios serão exibidos e compartilhados semanalmente com todos os que se inscreverem no link http://testamentosolidario.org.br. Ao final da websérie, em 15 de setembro, será realizado um webinar gratuito para tirar dúvidas sobre Testamento Solidário e como um legado pode continuar transformando a vida de crianças no presente e no futuro.
Além da websérie, é possível saber mais sobre o tema baixando o Guia do Testamento Solidário.