Instituições se unem para ações de prevenção de doenças e promoção do bem-estar de crianças e adolescentes no País
Brasília, 19 de agosto de 2025 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) e o Instituto Futuro é Infância Saudável (Infinis) anunciam uma nova parceria estratégica que reforça o papel da filantropia em apoiar e aprimorar políticas públicas de saúde na infância. A colaboração, que expande a relação já existente com a Fundação José Luiz Setúbal (FJLS), tem como objetivo fortalecer a saúde de crianças e adolescentes, com foco em municípios das regiões Norte e Nordeste.
O Infinis, frente de filantropia e advocacy da FJLS, atua com a visão de que a filantropia pode colaborar com o poder público em áreas com desafios persistentes, servindo como uma ponte entre os setores privado e público. A parceria com o UNICEF faz parte dessa estratégia, investindo em ações de prevenção de doenças e promoção do bem-estar para apoiar os governos municipal, estadual e federal a ampliarem e qualificarem os serviços de saúde.
Pelos próximos três anos, a cooperação apoiará a agenda de Saúde do UNICEF no Brasil, que contempla três áreas prioritárias. A primeira com foco na saúde primária para fortalecer a imunização, em especial por meio da estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV), que já é apoiada pela Fundação desde 2022. A segunda foca na segurança alimentar e nutricional, por meio de políticas e serviços integrados para garantir acesso a dietas saudáveis e sustentáveis e a terceira prioriza estratégias relacionadas à saúde mental.
“A nova parceria entre o UNICEF e o Infinis reforça o potencial de uma colaboração de longo prazo para influenciar positivamente as políticas públicas e garantir que crianças e adolescentes, especialmente os mais vulneráveis, tenham seus direitos à saúde e ao bem-estar assegurados”, afirma Luciana Phebo, chefe de área de Saúde e Nutrição do UNICEF no Brasil.
“Ao conhecer o Plano País do UNICEF para o ciclo 2024-2028, ficou claro a sinergia das nossas agendas em prol da saúde e proteção de crianças e adolescentes, então a ampliação da nossa parceria foi um caminho natural. Como Infinis, entendemos que as transformações sociais desejadas e sustentáveis em nosso país virão de esforços coordenados junto as políticas públicas e no médio prazo, e o UNICEF é um parceiro estratégico para essa missão. Márcia Kalvon, diretora executiva do Infinis.
Uma colaboração em constante evolução
A história de parceria entre o UNICEF e a Fundação José Luiz Setúbal demonstra como a filantropia pode se expandir de ações emergenciais para o fortalecimento de sistemas e políticas públicas. Desde 2022, a Fundação apoia a Busca Ativa Vacinal (BAV), estratégia do UNICEF focada na retomada da imunização infantil.
Desde então, a Instituição expandiu seu suporte, apoiando o UNICEF também em terras indígenas, como na crise Yanomami, com a doação de leites terapêuticos para o tratamento da desnutrição aguda grave, e em iniciativas de resiliência climática em Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Terra Munduruku, no Pará. No último ano, a Fundação ampliou seu escopo de apoio ao UNICEF, investindo em estudos que fornecem dados e subsídios para políticas públicas, como o levantamento sobre “O Custo da Assistência Social no Brasil” e a análise dos “Gastos Sociais com Crianças e Adolescentes (GSCA)”.
Sobre o Infinis
O Infinis – Instituto Futuro é Infância Saudável foi criado em 2025 com o propósito de intensificar e qualificar a atuação em defesa da saúde pública para crianças e adolescentes, além de contribuir para o fortalecimento do terceiro setor e o desenvolvimento da filantropia no Brasil. A organização integra o sistema da Fundação José Luiz Setúbal, ao lado do Sabará Hospital Infantil e do Instituto Pensi.
Os esforços do Infinis estão concentrados em quatro eixos: 1. segurança alimentar e nutricional; 2. saúde mental; 3. prevenção às violências, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas); e 4. fortalecimento da sociedade civil.
Com base em dados e evidências científicas, o Infinis busca o aprimoramento e a efetivação de políticas públicas, a transformação de comportamentos por meio de projetos e iniciativas com parceiros, e o desenvolvimento de soluções locais que promovam a saúde na infância e adolescência. Para cumprir sua missão, apoia o desenvolvimento de pesquisas científicas e o trabalho de organizações sociais da área da saúde, além de atuar na mobilização de discussões e políticas públicas que fortaleçam o terceiro setor.
Saiba mais no site do Infinis e nas redes sociais (LinkedIn, Instagram e Facebook)