Programação do evento inclui no dia 12 de agosto, a exibição do filme ‘Manas’ e debate com protagonistas reais da luta contra a violência infantil
Nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, das 8h às 17h, o Auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas, Av. Coronel Teixeira, 7995, em Manaus, receberá o Encontro Estadual “Zelar e Proteger: A importância do Conselho Tutelar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
O evento reunirá Conselheiros Tutelares de diferentes municípios do estado, parceiros institucionais e especialistas, com o objetivo de fortalecer conhecimentos, trocar experiências e apresentar metodologias inovadoras para qualificar o atendimento e a proteção integral de crianças e adolescentes.
Destaque: Sessão Cine Proteção – 12 de agosto
Um dos momentos mais aguardados será a sessão especial Cine Proteção, no dia 12 de agosto, das 10h às 13h, com a exibição do filme Manas. O longa retrata a história de Marcielle, uma jovem da Ilha de Marajó (PA), e aborda com sensibilidade e força a realidade de meninas impactadas pela violência sexual, explorando também os desafios enfrentados por suas famílias e comunidades.
A sessão contará com a presença especial do delegado Rodrigo Amorim, referência no combate à exploração sexual infantil na região e inspiração para a personagem investigadora no filme, e da irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, religiosa que há décadas atua na defesa e acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência na Amazônia. Ambos participarão de um bate-papo, logo após a mostra do filme, no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas com os presentes, compartilhando experiências e perspectivas para o fortalecimento da rede de proteção.
Conteúdo da formação
O Encontro Estadual abordará os temas de destaque:
- Lei 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida) e o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), como ferramenta estratégica;
- Selo UNICEF – edição 2025-2028: apresentação sobre o indicador SIPIA, linha de base, metas e mecanismo de monitoramento ao longo dos 4 anos da implementação da estratégia no estado do Amazonas;
- Estudo de caso elaborado pela equipe de proteção do UNICEF, com possibilidade de adaptação à realidade local, para aprofundar a compreensão de situações complexas enfrentadas no dia a dia dos Conselhos Tutelares.
Todo o material será compartilhado digitalmente com os participantes, garantindo acesso às informações para aplicação prática em seus territórios.