Brasília, 23 de abril de 2026 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceira com o Ministério da Saúde, lança nesta sexta-feira, 24 de abril, em Brasília, a iniciativa Unidades Amigas das Adolescências (UAA), voltada à qualificação do atendimento em saúde para adolescentes de 10 a 19 anos no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa é desenvolvida em articulação com o Ministério da Saúde e gestores municipais, terá implementação inicial nos municípios de Recife, Rio de Janeiro e Manaus, e foca na melhoria do acesso, da qualidade do cuidado e do acolhimento de adolescentes, especialmente nas áreas de saúde mental, prevenção das violências, saúde sexual e reprodutiva e promoção de hábitos saudáveis.
Autoridades presentes:
- Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil
- Sonia Venâncio, Coordenadora-Geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde
- Representantes das Secretarias de Saúde de Rio de Janeiro, Recife e Manaus
- Representante do Conass
- Representante do Conasems
- Adolescentes
Convidamos os jornalistas a acompanharem o lançamento da iniciativa, que será realizado no Escritório do UNICEF Brasil (SEPN 510, Bloco A, 1º andar), dia 24 de abril, a partir das 9h, em Brasília.