Pesquisa da AVG aponta que a maioria dos consumidores desconhece que este tipo de aparelho pode transmitir informações confidenciais, comprometendo seu trabalho
São Paulo, março de 2011 – A AVG Technologies e o Instituto Ponemon – centro de investigação dedicado à proteção da privacidade de dados e política de segurança da informação – divulgaram uma nova e importante pesquisa sobre smartphones. O estudo revelou novas estatísticas sobre os riscos de segurança envolvidos no uso cotidiano dos aparelhos, e apontou que um terço dos usuários desse tipo de dispositivo não está ciente dos riscos de segurança associados ao aumento do uso de celulares para fins empresariais e de uso pessoal.
A pesquisa, com base no comportamento nas comunicações móveis, foi realizada com 734 consumidores dos EUA maiores de 18 anos e que possuem smartphones como o iPhone, Blackberry e outros aparelhos equipados com o sistema operacional Android.
“O estudo confirmou a importância do foco da AVG em conscientizar o consumidor sobre a indiferença com os sérios riscos de segurança associados ao armazenamento e transmissão de dados pessoais. Por isso batemos tanto nessa tecla, sobre a segurança móvel, e estamos sempre atentos. Todos precisam estar cientes sobre o perigo que correm ao utilizar esse tipo de aparelho sem a devida segurança. Continuaremos com nossas constantes divulgações sobre todo e qualquer risco ao consumidor”, comentou Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil, que atentou para os dados mais alarmantes da pesquisa:
• 89% dos entrevistados não sabiam que os aplicativos para smartphones podem transmitir informações confidenciais sem o conhecimento ou consentimento do usuário
• 91% não sabiam que os aplicativos financeiros para smartphones podem ser infectados com malwares concebidos para, por exemplo, roubar números de cartão de crédito e dados bancários online
• 56% dos entrevistados não sabiam que a falta de logoff em determinados aplicativos de redes sociais, por exemplo, permitem que um impostor poste detalhes maliciosos ou altere as configurações pessoais sem o conhecimento do usuário
Além disso, o estudo apresentou que 28% dos entrevistados não sabiam que o uso de seus smartphones para fins pessoais, poderia colocar informações de negócios em risco.
"Os resultados deste estudo alertam que pode ser um risco às empresas o uso impróprio de smartphones por seus funcionários. Muitos consumidores que fizeram parte de nosso estudo disseram usar, frequentemente, seus smartphones alternadamente para trabalho e fins pessoais. Acredito que as organizações devem certificar-se de suas políticas de segurança e incluir orientações para a utilização adequada dos smartphones, que são, também, utilizados para fins de trabalho", comentou Dr. Larry Ponemon, presidente e fundador do Instituto Ponemon.
O CEO da AVG, JR Smith, que também participou ativamente do estudo, comentou: "Nós temos a responsabilidade de educar os consumidores sobre os perigos na banda larga móvel. E devemos ajudar os usuários a terem boas opções na segurança de dados móveis. A internet móvel não pode ser um ambiente de risco".
Mais de nove mil membros da comunidade Android têm instalado em seus telefones celulares o aplicativo gratuito de segurança da AVG, o AVG ANTIVIRUSFree. Além disso, a empresa acredita que este número continuará crescendo à medida que mais consumidores se conscientizarem dos riscos à segurança móvel, e dos passos simples que podem ser tomados para prevenir a ocorrência de ataques.
O AVG ANTIVIRUSFree permite aos usuários identificar e remover vírus, antes mesmo de fazer download em lojas de aplicativos e conteúdo de sites, e-mails e SMS. Além disso, se um dispositivo protegido com ANTIVIRUSFree for perdido ou roubado, pode ser bloqueado, protegendo dados valiosos, e localizado rapidamente através da funcionalidade do GPS.
Os resultados completos da pesquisa estão disponíveis em: http://aadownload.avg.com/filedir/other/Smartphone.pdf.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga a AVG no Twitter:
AVG mundial – @officialavgnews
AVG Brasil – @avgbrasil