USP e Instituto Fitness Brasil apresentam raio-x sobre as academias brasileiras - Trama
Voltar para sala de imprensa

USP e Instituto Fitness Brasil apresentam raio-x sobre as academias brasileiras

Pesquisa com 263 gestores é o maior estudo do perfil das atividades físicas oferecidas em vários estados
 
São Paulo, agosto de 2011 – A Escola de Educação Física e Esporte, da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Fitness Brasil, finaliza o primeiro estudo completo sobre o cenário das academias brasileiras. Como o nome, "Caracterização e Tipologia de Academias de Fitness e Wellness no Brasil", a pesquisa servirá como fonte para empresários do setor e educadores físicos.
 
Ao todo, 263 gestores responderam à pesquisa on-line, entre agosto e setembro de 2010. Destes, 77 eram de redes de academias e 186 de unidades isoladas. Vários critérios foram considerados, como a área das instalações, a quantidade de funcionários, o faturamento e a oferta de atividades.
 
Segundo os pesquisadores, este é o maior estudo que contempla o perfil das atividades físicas oferecidas por academias em vários estados brasileiros. "Muitas pesquisas foram realizadas, mas todas sem consistência de dados nacionais", explica Flávia da Cunha Bastos, professora do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da USP, responsável pela pesquisa.
 
Raio X das academias
De acordo com a percepção dos gestores que responderam o questionário, a maioria das academias foi classificada como micro (25%), pequenos (31%) e médios (32%) empreendimentos. Quanto aos aspectos financeiros, a predominância do valor do ticket médio cobrado está na faixa compreendida entre R$ 51 e R$ 100. Quase todos os estabelecimentos ouvidos na pesquisa oferecem os serviços básicos de uma academia como musculação, ginástica localizada e aulas com personal trainer.
 
O estudo também revela que 67% das academias estão atualmente localizadas em ruas, 4% em centros comerciais, 3% dentro de empresas e apenas 1% em condomínios residenciais. Outros 25% encontram-se em outras localizações.
 
Uma das novidades apontadas é que os empreendimentos estão cada vez mais oferecendo atividades diversificadas para públicos segmentados, como mulheres, idosos, pessoas em reabilitação e crianças.
 
Embora a pesquisa ofereça informações inéditas sobre o mercado, as tendências consistentes sobre o setor só poderão ser observadas nas próximas etapas do estudo. A intenção dos pesquisadores é realizar a entrevista anualmente. "O objetivo de caracterizar e classificar as academias foi concluído. A ideia é continuar com os estudos. Sabemos que o mercado é emergente e que oferece muitas oportunidades de negócios. O desafio principal para o empresário está na oferta de instalações, serviços de qualidade e bons profissionais", complementa Flávia.
 
O que é a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 26 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre bem estar: @tramabemestar

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: