Usuários de smartphones desconhecem riscos à segurança - Trama
Voltar para sala de imprensa

Usuários de smartphones desconhecem riscos à segurança

A AVG pretende conscientizar os usuários da importância de soluções, como antivírus gratuitos, para dispositivos móveis
 
São Paulo, fevereiro de 2011 – A AVG Technologies e o Instituto Ponemon – centro de investigação dedicado à proteção da privacidade de dados e política de segurança da informação divulgaram hoje uma nova pesquisa sobre smartphones. O levantamento apontou que um terço dos usuários desse tipo de dispositivo não está ciente dos riscos de segurança associados ao aumento do uso de celulares para fins financeiros e de armazenamento de dados pessoais.
 
A pesquisa foi realizada com 734 consumidores dos EUA maiores de 18 anos e que possuem smartphones como o iPhone, Blackberry e outros aparelhos equipados com o sistema operacional Android. O resultado do estudo apresentou também que apenas 29% dos proprietários consideram importante o download gratuito ou pago de softwares antivírus para a proteção de seus dispositivos. Os consumidores também expressaram falta de consciência em relação a uma série de questões de segurança, como:
 
• 13% dos usuários de smartphones disseram que, sem terem requisitado o serviço, rastreadores foram instalados em seus aparelhos. Apenas 21% dos entrevistados estavam cientes que isso poderia acontecer.
 
• 6% dos entrevistados disseram que alguns aplicativos móveis de seus aparelhos transmitiram dados e informações confidenciais, como detalhes de pagamentos de contas e de cartões de crédito, sem seu consentimento. Apenas 11% dos entrevistados estavam cientes que isso era possível.
 
• 8% dos usuários disseram que seu telefone havia sido infectado por um malware, chamado "diallerware", que permite aos criminosos fazer uso de serviços premium, resultando em inesperados encargos mensais. Apenas 10% dos entrevistados estavam cientes deste risco.
 
"Com essa pesquisa, a AVG e o Ponemon Institute descobriram que a porcentagem de usuários de smartphones cientes dos riscos de segurança que existem hoje, em muitos dos dispositivos mais populares do mundo, é baixa. Isso é preocupante, além de ser uma clara oportunidade de educarmos melhor os consumidores sobre as medidas que podem, e devem tomar para minimizar os riscos, como antivírus gratuitos", disse JR Smith, CEO da AVG.
 
Mais de sete milhões de usuários do sistema Android têm a solução gratuita de segurança para aparelhos móveis da AVG instalada em seu celular. E, segundo a AVG, mais de 50 mil pessoas baixam, diariamente, uma solução antivírus Android. A AVG adquiriu, em novembro de 2010, a DroidSecurity, empresa pioneira especializada em soluções de segurança para dispositivos móveis equipados com Android™, incluindo smartphones e netbooks.
 
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: