Vazamento de imagens e dados na Internet pode ser evitado com práticas simples - Trama
Voltar para sala de imprensa

Vazamento de imagens e dados na Internet pode ser evitado com práticas simples

Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG, dá dicas de como usuários podem melhorar a segurança dos arquivos armazenados em seu computador, apenas ampliando os cuidados no acesso e manuseio das informações
 
São Paulo, maio de 2012 – Com o caso Carolina Dieckmann abriu-se a discussão sobre os cuidados que os usuários precisam ter com seus dados confidenciais armazenados no computador. O vazamento de informações podem trazer grandes danos, seja para um usuário doméstico ou corporativo, e podem ser considerados crimes cibernéticos. No Brasil ainda não há uma legislação regulamentada para estes crimes, que acabam enquadrados dentro de leis cíveis vigentes do país.
 
Mas, mesmo com o respaldo da lei, ninguém quer passar pelo inconveniente de perder dados confidenciais, principalmente quando eles vão parar na Internet, trazendo danos morais. Para evitar tais constrangimentos, alguns procedimentos simples podem garantir a integridade das informações contidas em um computador, seja ele um desktop, notebook ou dispositivos móveis como Smatphones ou Tablets.
 
Segundo o diretor de marketing da AVG, Mariano Sumrell, existem diferentes formas das pessoas terem os seus dados violados. Uma delas é a perda de senha por parte dos usuários, permitindo que terceiros acessem os seus dados na nuvem como e-mails, agendas e arquivos armazenados na nuvem, tais como Dropbox, Google Docs e vários outros. Outra é quando computadores são infectados por malwares. E por fim temos a situação em que pessoas mal intencionadas têm acesso físico ao computador quer na casa da vítima ou quando entregue a terceiros para reparo, sem falar da perda ou furto dos dispositivos móveis que também contém diversos dados sensíveis como fotos e contatos.
 
"O uso de antivírus está consagrado entre usuários que querem proteger seu computador de malwares. Porém, algumas práticas garantem que dados mais sensíveis estejam blindados em casos de invasão ou de acesso por terceiros com intenções maliciosas. O mais recomendável é manter estas informações criptografadas", garante o diretor.
 
Existe no mercado uma série de soluções gratuitas e comerciais, inclusive para celulares, que podem ser utilizadas para a criptografia de pastas e subpastas. Para maior proteção de dados sensíveis é importante que eles também sejam gravados em pen drives e HDs externos, que devem ser criptografados. Com esta medida, se um computador é danificado e tem de ir para a assistência técnica, os dados já estarão salvos em hardwares externos e todos criptografados.
 
Além da criptografia, conheça outras dicas citadas por Mariano Sumrell para evitar acesso a dados sensíveis em seu computador:
 
Dicas
. Crie uma senha forte, com mais de oito dígitos. Não use palavras, expressões, nomes, datas, entre outras situações óbvias, assim você evita que hackers ‘quebrem’ sua senha;
. Use senhas diferentes para cada conta, porque se uma deles vazar, não irá prejudicar todas as outras;
. Algumas pessoas não apagam os arquivos da lixeira, pois acham que somente ao acionar o ‘delete’ o arquivo é removido do HD. Para isso, existem programas gratuitos que trituram arquivos excluídos;
. Sempre que se transmitem dados pela internet, a informação passa por vários pontos sem controle, principalmente no caso de redes Wi-Fi abertas. Por isso, toda comunicação sensível deve usar recursos de criptografia como SSL (usado na comunicação com bancos, por exemplo) e VPNs;
. Os e-mails também se enquadram na questão da navegação sem controle, por isso, nunca mande nada sigiloso por este canal antes de criptografar;
. A confidencialidade da armazenagem de dados na nuvem ainda não é algo totalmente claro para o mercado, assim, se suas informações são sensíveis, criptografe-os antes de enviar para a nuvem.
 
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
 
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: