Do Forno Castanha, Girassol e Quinoa reforça o compromisso da fabricante com a saudabilidade, a inovação e o apoio às comunidades tradicionais da região Amazônica por meio da parceria com a rede Origens Brasil®

Pão Do Forno Castanha, Girassol e Quinoa chega às gôndolas em setembro (Foto: Divulgação)
São Paulo, setembro de 2025 – A Wickbold, líder brasileira no segmento de pães especiais, amplia seu portfólio com o lançamento do pão Do Forno Castanha, Girassol e Quinoa. A novidade, chega às gôndolas em setembro, e celebra a parceria de 10 anos da fabricante com a rede Origens Brasil®, que promove negócios sustentáveis na Amazônia, conectando povos indígenas, populações tradicionais, instituições de apoio e empresas.
O lançamento tem como objetivo fortalecer práticas de comércio ético e promover a conservação da floresta em pé. Isso porque parte das castanhas-do-Pará utilizada na formulação do novo pão é adquirida de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, em parceria com a rede Origens Brasil®, garantindo rastreabilidade e origem controlada. Vale destacar que essa iniciativa busca gerar impacto econômico para extrativistas e povos tradicionais, ao mesmo tempo em que mantém transparência na cadeia produtiva.
“O pão Do Forno Castanha, Girassol e Quinoa representa mais um passo da Wickbold na direção de um portfólio que une sabor, saudabilidade e responsabilidade socioambiental. Com ingredientes selecionados e de origem rastreada, como a castanha-do-Pará proveniente da Amazônia, conseguimos entregar ao consumidor um produto de alta qualidade que também contribui para a preservação da floresta e a geração de renda de comunidades tradicionais. É uma inovação que reflete nosso compromisso com o bem-estar das pessoas e do planeta”, afirma Fernando Morais, coordenador de marketing da fabricante.
Assim como os demais pães da linha Do Forno, a versão Castanha, Girassol e Quinoa apresenta fatia mais grossa e casca fina, com textura macia e sabor marcante. A novidade é que a combinação das sementes oferece um perfil sensorial único, com notas levemente tostadas e crocância equilibrada. O produto é vegano e rico em fibras, pois é feito apenas com farinha de trigo integral, sendo uma opção ideal para quem busca uma alimentação prática, equilibrada e consciente.
Além disso, as sementes de girassol e quinoa são ingredientes reconhecidos por seus benefícios à saúde, como fibras, proteínas e ácidos graxos essenciais. Essa combinação reforça o compromisso da Wickbold em oferecer produtos que unem qualidade, sabor e saudabilidade.
O pão do Forno Castanha, Girassol e Quinoa pode ser encontrado nas gôndolas das principais redes de varejo do país, com o preço médio sugerido de R$ 14,39, que pode variar de acordo com a região.
Parceria com a rede Origens Brasil®
Desde 2015, a Wickbold mantém parceria com a rede Origens Brasil®, conectando sua cadeia produtiva a comunidades da Amazônia envolvidas na conservação da floresta e no extrativismo sustentável de castanha-do-Pará. Por meio dessa iniciativa, a empresa compra parte da produção da oleaginosa disponível para comercialização e a utiliza no produto Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa e agora no novo Do Forno.
Para dar transparência ao processo, as embalagens dos produtos trazem o selo Origens Brasil® com um QR Code que, ao ser lido, direciona o consumidor para uma plataforma digital com informações sobre a parceria firmada entre a Wickbold e a rede.
Isso acontece desde o começo da parceria, que já dura dez anos. Ao longo desse tempo, foram adquiridas cerca de 165 toneladas de castanha-do-Pará in natura extraídas pelos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, gerando renda para mais de 1.200 pessoas e contribuindo para a conservação de mais de 11 milhões de hectares de floresta. Em 2024, a Wickbold comprou 212.056 kg de castanha-do-Pará, sendo 50.000 kg provenientes de territórios da rede Origens Brasil®, o equivalente a 23,6% do volume total. Essa iniciativa fortalece a qualidade dos produtos e atende à crescente demanda por práticas responsáveis e relações comerciais conscientes.
A coleta da castanha na Amazônia é uma atividade tradicional realizada durante o período de chuvas, quando grupos percorrem grandes áreas da floresta, montam acampamentos e contribuem para o monitoramento e proteção dos territórios. Essa prática une geração de renda e preservação ambiental, fortalecendo a economia local e o protagonismo das populações tradicionais.
“Apoiar projetos sustentáveis como a rede Origens Brasil® é fundamental para promover a conservação da Floresta Amazônica e fortalecer as comunidades que vivem nesse território. Ao investir em cadeias produtivas responsáveis, conseguimos gerar renda local, valorizar saberes tradicionais e oferecer ao consumidor alimentos que carregam propósito, qualidade e impacto positivo. Essa parceria é um exemplo de como a indústria pode contribuir de forma concreta para um futuro mais justo e sustentável”, destaca Danielle Fernandez, especialista de marketing da Wickbold.