Fenômeno do fitness mundial continua com planos agressivos de crescimento no mercado brasileiro. Expectativa é de conquistar 15 milhões de participantes em todo o mundo até o fim do ano
São Paulo, abril de 2012 – Sucesso em edições anteriores do evento, a Zumba marca presença na 22ª Fitness Brasil Internacional, maior encontro de fitness e bem-estar da América Latina, que será realizado em Santos, litoral paulista, de 28 de abril a 1º de maio. Presente em 125 países e em mais de 110 mil lugares ao redor do mundo, a Zumba Fitness – aula de aeróbica que une ginástica e dança com ritmos do mundo todo – continua a crescer. Em todo o mundo, estima-se que existam mais de 12 milhões de pessoas praticando o programa semanalmente, incluindo o Brasil, onde a Zumba chegou há cerca de dois anos. Para 2012, o objetivo global é atingir, até o fim do ano, 15 milhões de adeptos.
"A Zumba cresceu mais de 800% nos últimos quatro anos. Hoje há 12 milhões de pessoas tendo aulas semanais em 125 países diferentes", disse Alberto Perlman, CEO para Zumba Fitness. "Quanto ao Brasil, temos a intenção de crescer e aumentar as oportunidades, porque, afinal, estamos falando do segundo maior mercado de academias do mundo. Buscaremos ampliar esse relacionamento com as academias e centros de fitness no país e buscar que todos os espaços vazios no país tenha uma aula de Zumba."
Para atingir esses objetivos, a Zumba Fitness estará presente, ao longo deste ano, nas maiores feiras do gênero no país. A ideia é mostrar as oportunidades de emprego para instrutores de Zumba, a começar pela Fitness Brasil Internacional, em Santos.
Com o objetivo de fornecer especialização a professores de educação física, a Zumba Fitness oferecerá, também durante o evento, o curso Zumba Basic. No treinamento, os profissionais vão aprender quais são os alicerces para a formulação de uma aula de Zumba, com base nos seus quatro ritmos-chave: merengue, salsa, cumbia e reggaeton. Com a licença básica, os professores serão capazes de criar combinações e estruturar suas próprias aulas. A licença inclui manual de treinamento, CD de trilha sonora e aulas do programa em DVD.
Depois de fazer o treinamento, os instrutores licenciados são convidados a fazer parte de uma rede exclusiva, reunindo professores de todo o mundo para trocar informações – a Zumba Instructor Network (ZIN). O inscrito recebe um número ZIN, que lhe assegura acesso às ferramentas necessárias para crescer na profissão por meio da Zumba, incluindo materiais de marketing e educação continuada, bem como acesso a eventos gratuitos e à Convenção Anual de Instrutores da Zumba, em Orlando, Flórida.
Para Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, o sucesso da Zumba segue uma tendência do setor de valorização das aulas em grupo, com coreografias e focadas em entretenimento e lazer. "Para os donos de academia, essas aulas são lucrativas porque são coletivas e com apenas um professor, o que diminui os gastos. Já para os praticantes, a aula é dinâmica, fácil, com vários ritmos e, ainda, queima calorias, de forma mais divertida", avalia Waldyr.
"Para crescer e se tornar mais conhecida no Brasil, será preciso instruir os profissionais de fitness sobre a Zumba e torná-los instrutores licenciados, com o objetivo estratégico de encher suas aulas, oferecendo-lhes novas oportunidades de emprego", disse Perlman, que ainda observou: "É importante dizer que academias não têm que pagar quaisquer taxas de licenciamento para oferecer aulas de Zumba. É necessário apenas contratar um professor licenciado."
O que é a Fitness Brasil
A Fitness Brasil atua há 26 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina. A empresa é responsável pelos principais eventos do segmento, entre eles a Fitness Brasil Internacional, a IHRSA/FITNESS BRASIL e a Fitness Brasil Bahia. Os congressos e conferências têm o conteúdo formatado e chancelado pelo Instituto Fitness Brasil, ONG cuja missão é oferecer saúde e bem-estar à sociedade.
O fundador e presidente da Fitness Brasil, Waldyr Soares, é reconhecidamente um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do setor de fitness e wellness no país. Em 2011, inclusive, o empresário recebeu um prêmio entregue pela IHRSA – International Health, Racquet & Sportsclub Association às principais personalidades mundiais cujas contribuições tenham causado um impacto significativo em suas comunidades dentro deste segmento. O prêmio em questão é considerado como um dos mais importantes deste nicho de mercado.
Sobre a Zumba Fitness, LLC
Zumba® Fitness é uma marca global de estilo de vida que mistura fitness, entretenimento e cultura para oferecer uma malhação com dança e festa. Criando "festas de fitness", as aulas de Zumba reúnem ritmos internacionais e coreografias fáceis de acompanhar, resultando em um exercício físico completo e eficaz.
Fundada em 2001, a Zumba Fitness é hoje o maior programa de fitness do mundo – levando mais de 12 milhões de participantes às aulas toda semana, em mais de 110 mil lugares e 125 países. Além do seu programa original, a empresa também oferece outros formatos de aulas, incluindo Zumba Gold® (para adultos mais velhos e ativos), Zumba®Toning (aulas para esculpir o corpo com Toning Sticks), Acqua Zumba® (malhação e festa na água), Zumbatomic® (exercícios de rotina para crianças), Zumba® Sentao (aulas que usam uma cadeira como base para a mistura de dança e fitness que irá trabalhar o condicionamento físico) e Zumba® in the Circuit (um exercício de 30 minutos com movimentos Zumba e intervalos de treinamento de circuito). O estilo de vida Zumba® fitness fica ainda mais completo com as ofertas de produtos da empresa, que incluem DVDs, coleções musicais, acessórios e itens de vestuário, jogos para videogame, eventos Fitness-ConcertTe uma revista sobre estilo de vida e comportamento. Para mais informações sobre os programas e produtos Zumba Fitness, ou para saber onde encontrar uma aula acesse brasil.zumba.com ou Facebook e Twitter.
A marca ZUMBA
A palavra ZUMBA foi escolhida pela empresa e é a marca do programa de fitness, divertido e eficaz, que combina movimentos fáceis de seguir com ritmos internacionais e latinos revigorantes. Ao escrever Zumba deve-se sempre usar o "Z" em caixa alta ou escrever toda a palavra dessa forma – "ZUMBA". É importante referir-se sempre ao "Programa Zumba Fitness", "Aula de Zumba", "Instrutor de Zumba" etc. Pede-se também para que se use o símbolo de marca registrada ( ® ) após a menção da palavra Zumba, especialmente em cabeçalhos e títulos. Mais informações sobre o Zumbathon e treinos de Zumba no Brasil no site www.brazil.zumba.com.
Serviço:
Fitness Brasil Internacional
Data: 28 de abril a 1º de maio – Entrada Franca
Local: Mendes Convention Center – Av. Gen. Francisco Glicério, 206 – Bairro Campo Grande
Curso de Zumba: segunda-feira (30/04) e na terça (01/05), das 8h as 12h
Valor: R$ 335,00 até 16/4 e R$ 365,00 no evento
Inscrições: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/ec_curso.asp?produto=46&id_curso=1040
Data: 28 de abril a 1º de maio – Entrada Franca
Local: Mendes Convention Center – Av. Gen. Francisco Glicério, 206 – Bairro Campo Grande
Curso de Zumba: segunda-feira (30/04) e na terça (01/05), das 8h as 12h
Valor: R$ 335,00 até 16/4 e R$ 365,00 no evento
Inscrições: http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/ec_curso.asp?produto=46&id_curso=1040
Contato Assessoria Zumba
Lívia Rodrigues
55 21 3478-7403
55 21 8139-4272
55 21 3478-7403
55 21 8139-4272
Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre bem estar: @tramabemestar